A Casa de Cultura Odisseia apresenta a exposição Desaguando Oceanos, de Regina Helene. A exposição contará com cerca de 20 esculturas criadas pela artista. A abertura será dia 6 de maio, sábado às 18h.
Regina Helene, artista paulistana autodidata, retrata em suas obras uma preocupação mundial com a contínua poluição e exploração das águas, impactando principalmente a fauna de nossos oceanos.
A exposição é uma oportunidade para o público da arte refletir, sobre um tema relevante nos dias atuais. Criar arte que contemple as preocupações globais é uma maneira de chamar a atenção para questões que modificam o clima e como habitamos este mundo.
A poluição das águas acontece quando produtos químicos ou outras substâncias nocivas entram em corpos d’água (como rios, lagos e oceanos) e causam danos ao ecossistema aquático. Essa poluição pode ser causada por diversos fatores, incluindo o descarte inadequado de lixo e outros resíduos, além do uso excessivo de fertilizantes químicos em áreas agrícolas.
Desaguando Oceanos tem curadoria de Oscar D’Ambrosio, que analisa a obra da artista, “Os seres criados por Regina Helene guardam lendas, mitologias e mistérios que provêm simbolicamente de um oceânico universo que a humanidade ameaça destruir.”
Os impactos da poluição da água são graves e afetam todo o ecossistema aquático. A contaminação pode matar ou prejudicar os peixes e outras formas de vida aquática, além de tornar a água imprópria para o consumo humano. Além disso, muitas vezes os produtos químicos presentes na água podem causar problemas sérios de saúde para as populações locais que dependem dela.
Exposição: Desaguando Oceanos por Regina Helene
Local: Casa de Cultura Odisseia Telefone: (11) 99942.8796 – Valkiria Iacocca
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463 – Jardins – São Paulo
Curadoria: Oscar D’Ambrosio
Inauguração: 6 de maio de 2023, sábado, às 18:00 horas
Período da exposição: de 6 a 30 de maio de 2023
Assessoria de Imprensa: Cris Primi (11) 99664-8117
Studio Nana Higa