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CAC pode calcular valor para conquistar novos clientes

CAC é abreviação de Custo de Aquisição de Clientes e está sendo usada por empresas para avaliar investimentos em novos consumidores

CAC pode calcular valor para conquistar novos clientes
CAC pode calcular valor para conquistar novos clientes

Quando uma campanha publicitária, de qualquer produto, está ativa, é possível avaliar diversos fatores para medir seu sucesso. Número de vendas, total de pessoas que viram os anúncios, ou até mesmo interagiram com ele em ações digitais, engajamento, seguidores e novos clientes.

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Para ajudar a entender melhor essas métricas e melhorar campanhas futuras, as empresas estão usando o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Esse índice avalia o valor gasto para conquistar um novo cliente para a companhia.

“Para calcular o CAC, é preciso somar todas as despesas envolvidas no processo de aquisição de clientes, como anúncios, eventos, comissões, salários, softwares de gestão e outras despesas diretas e indiretas. Em seguida, divide-se esse valor pelo número de novos clientes obtidos nesse período”, explica Juliano Dias, CEO da Meetz, startup especializada em prospecção B2B.

Evolução do conceito

Com as mudanças tecnológicas e o surgimento de novas ferramentas de marketing e publicidade, o cálculo do CAC tem variado ao longo do tempo. A internet e as redes sociais mudaram a forma como empresas passaram a investir em marketing, com formatos voltados ao digital para atingir seu público-alvo de forma mais eficiente e econômica.

“As estratégias e ferramentas mais inovadoras para lidar com o CAC atualmente incluem o uso de inteligência artificial e machine learning para análise de dados e segmentação de público-alvo, automação de processos de vendas e marketing, e uso de redes sociais e influenciadores digitais para aumentar a visibilidade da marca e atingir novos clientes”, afirma Dias.

União com LTV

Mas mensurar só o CAC não adianta. O ideal, segundo Dias, é analisar em conjunto com outras métricas, como o Lifetime Value (LTV) do cliente, que mede o valor que ele trará para a empresa ao longo de sua vida como cliente. A combinação destas avaliações ajuda a entender se a empresa está obtendo lucro com seus esforços de aquisição de clientes.

“Com o CAC e o LTV em mãos, é possível avaliar o Retorno sobre o Investimento (ROI) das estratégias de marketing e vendas. O ROI representa o valor que a empresa ganha em relação ao que ela investe em uma determinada ação de marketing ou venda. Se o ROI for positivo, significa que a empresa está obtendo lucro com a ação”, finaliza o CEO.

Para saber mais, basta acessar: www.meetz.com.br

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