Segundo dados de pesquisas feitas pela National Association of Realtors, os brasileiros compraram US$ 1,6 bilhão em imóveis nos EUA de abril de 2021 a março de 2022. Este valor representa 3% dos US$ 59 bilhões em propriedades vendidas para estrangeiros no país e coloca o Brasil na quinta posição entre os países com mais clientes no mercado de imóveis local. China (US$ 6,1), Canadá (US$ 5,5), Índia (US$ 3,6) e México (US$ 2,9) estão à frente.
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A SUNO, empresa especializada em pesquisa do mercado financeiro, aponta que estes brasileiros estão em busca de investir no mercado americano na procura por lucratividade e alto retorno. No entanto, para atingirem esta meta, precisam estar atentos às leis e diretrizes vigentes no país, além de ter em mente o retorno a longo prazo. Para garantir lucratividade e assertividade, se faz necessário saber qual nicho de mercado investir em um outro país.
“O mercado americano, apesar de acessível, é competitivo. Para o investidor brasileiro que deseja entrar nesse mercado, é importante levar em consideração todas as variáveis”, pondera Lucio Santana, CEO da empresa americana Royal Mortgage USA.
Conforme o especialista do mercado imobiliário e de investimentos, é preciso considerar o valor de investimento disponível, o ramo que deseja atuar, quais as melhores estratégias, quais empresas se aliar e todos os riscos que envolvem um investimento de alto valor. “Se ele [o investidor] estiver amparado, ciente e seguro do negócio que está investindo, o retorno financeiro é algo certo. No mercado americano há espaço para todos”, garante.
Flórida entre os destinos mais buscados
De acordo com o Itamaraty, cerca de um terço dos brasileiros morando nos Estados Unidos está na Flórida. Conhecida como o “Estado do Sol”, a Flórida tem cultura latina fortemente enraizada, clima quente e economia norte-americana estável, tornando-se atrativa para cidadãos vindos do Brasil.
“A Flórida é um lugar que abraça a diversidade fazendo com que os brasileiros se sintam em casa, as questões de clima quente, a concentração de uma população latina e a grande oferta de oportunidades de emprego e negócios, é o grande atrativo”, detalha Santana.
Assim, os brasileiros sentem-se acolhidos e com maiores perspectivas, além da sensação de mais qualidade de vida.