As empresas no Brasil aceleraram a adoção de serviços de nuvem pública nos últimos anos, com os parceiros da AWS desempenhando um papel importante na viabilização dessas migrações e na operação contínua de ambientes de nuvem, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
The 2022 ISG Provider Lens™ AWS Ecosystem Partners report for Brazil finds that AWS has strengthened its position as a cloud leader in Brazil by expanding its operations, delivering more products and services and accrediting more service providers. The country’s growing AWS ecosystem delivers increasing value to cloud users in the public and private sectors.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O relatório ISG Provider Lens™ AWS Ecosystem Partners 2022 para o Brasil conclui que a AWS fortaleceu sua posição como líder em nuvem no Brasil, expandindo suas operações, entregando mais produtos e serviços e credenciando mais fornecedores de serviços. O crescente ecossistema AWS do país oferece valor progressivo aos usuários da nuvem nos setores público e privado.
“O mercado brasileiro de nuvem pública está amadurecendo”, disse Bernie Hoecker, sócio de Enterprise Cloud Transformation do ISG. “Mais organizações estão adotando a nuvem e, para muitas, o foco está mudando da redução de custos para o alcance das metas de negócios.”
A maioria dos novos usuários de nuvem no Brasil ainda prefere migrar suas cargas de trabalho como estão, usando métodos lift-and-shift, diz o ISG. No entanto, muitas empresas agora estão buscando soluções de conteinerização e nativas da nuvem. A modernização dos ambientes de nuvem acelerou nos últimos meses, principalmente com o uso de infraestrutura como código (IaC). As empresas estão adotando abordagens automatizadas para reduzir a necessidade de escassas habilidades de programação em nuvem.
À medida que o uso da AWS e de outras nuvens públicas amadurece, também cresce a demanda por serviços gerenciados em nuvem para reduzir os custos operacionais e acelerar a inovação, diz o relatório. O mercado brasileiro tem mostrado um interesse especialmente forte nos serviços FinOps, que ajudam as empresas a monitorar e controlar as despesas com a nuvem.
O setor público do Brasil acelerou o uso de nuvens públicas após a pandemia, depois que desafios como o trabalho remoto obrigatório revelaram os benefícios da nuvem, diz o ISG. A AWS e seus parceiros de ecossistema firmaram, desde 2020, muitos contratos com agências federais, estaduais e locais, que estão usando serviços em nuvem para automação de tarefas, previsão de demanda de serviços, redução de documentos em papel e outros recursos.
A demanda por serviços de IoT da AWS também está aumentando no Brasil,àmedida que as empresas aproveitam o recente lançamento da rede 5G para iniciar projetos de IoT habilitados para nuvem em agricultura, saúde, logística e outras aplicações, diz o relatório.
“O alto custo de coleta e transmissão de dados atrasou a implementação da IoT no Brasil até que o 5G se tornasse disponível”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Fornecedores de serviços certificados pela AWS especializados em IoT e análise de dados estão ajudando a tornar esses projetos possíveis.”
O relatório também explora outras tendências no mercado brasileiro de AWS, incluindo o crescente interesse em migrar as plataformas SAP existentes para a AWS e as crescentes preocupações sobre as estratégias de sustentabilidade dos fornecedores de nuvem.
O relatório ISG Provider Lens™ AWS Ecosystem Partners 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 40 fornecedores em sete quadrantes: AWS Managed Services, AWS SAP Workloads, AWS Data Analytics and Machine Learning, AWS Internet of Things (IoT) Services, AWS Migration Services, AWS Consulting Services e Brazil Public Sector — Technology Services.
O relatório aponta BRLink, Compass UOL, dataRain, Dedalus, IPsense, Logicalis, Nextios e TIVIT como Líderes em quatro quadrantes cada. Nomeia Claranet, Darede, SoftwareONE e Wipro como Líderes em três quadrantes cada e Accenture, ST IT e Stefanini como Líderes em dois quadrantes cada. AX4B, Embratel, Extreme Group, G&P, MIGNOW, NTT DATA e Sky.One são nomeados Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Accenture e a V8.Tech são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes cada. O relatório aponta dataRain, Embratel, Extreme Group, Inmetrics e Projetas como Rising Stars em um quadrante cada.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em Darede, G&P, Inmetrics, IPsense, Logicalis, ST IT e TIVIT.
O relatório ISG Provider Lens™ AWS Ecosystem Partners 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.
Sobre o ISG Provider Lens™Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20230118005280/pt/
Contato:
Press Contacts:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE