Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Governo prepara anúncio de mais biodiesel na mistura ao óleo diesel

Estudos do governo federal e da ANP autorizam elevar a mistura de biodiesel limpo ao óleo diesel fóssil a até 15%. A conclusão é que motores e equipamentos operam normalmente com um teor maior de biodiesel

Governo prepara anúncio de mais biodiesel na mistura ao óleo diesel
Governo prepara anúncio de mais biodiesel na mistura ao óleo diesel

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), formado por 14 ministros de Estado, prevê em sua pauta para o dia 17 de março o anúncio de novo cronograma de adição crescente de biodiesel limpo ao óleo diesel. A expectativa do setor de biodiesel é que o teor siga sendo elevado gradualmente, dos atuais 10% até atingir a casa dos 15% nos primeiros meses de 2024.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A mistura de biodiesel foi instituída como política de Estado para reduzir as emissões de poluentes, que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública – doenças cardiorrespiratórias geram internações, mortes e afastamento das pessoas do trabalho e de outras tarefas. O mesmo ocorre em relação à gasolina, que recebe percentual de etanol anidro.

Em anos anteriores, o teor de biodiesel chegou a 13% e, pelo cronograma anterior do CNPE, deveria ser de 15% a partir de março de 2023, mas o governo anterior congelou em 10%. Estudos conduzidos pelo governo federal e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com participação da iniciativa privada, autorizam a elevação até 15% por constatarem a alta qualidade do biodiesel e as boas condições de operação de motores e equipamentos com esse teor de mistura. Entre os estudos, destaca-se:

“Atendimento às recomendações do Relatório de consolidação dos testes e ensaios para validação da utilização de Biodiesel B15 em motores e veículos”, que pode ser acessado no seguinte link – http://antigo.mme.gov.br/documents/20182/69364fb4-0ba0-8c3b-71eb-e8b1bbc3ed06

“Estes estudos resultam do conhecimento e dedicação dos cientistas e pesquisadores brasileiros. Examinaram insistentemente vários aspectos relacionados à mistura de biodiesel ao óleo diesel; foram feitos estudos complementares após consultas aos setores econômicos interessados no tema e a conclusão é que motores e equipamentos a diesel podem operar normalmente com uma mistura maior”, diz João Henrique Hummel, diretor-executivo da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), do Congresso Nacional.

Geradores operam com 100% de biodiesel

Um exemplo aconteceu agora em março. A banda Coldplay anunciou que, em três shows no Brasil, recorre a geradores de energia movidos exclusivamente a biodiesel brasileiro – ou seja, sem mistura com óleo diesel mineral – para compensar até 80% da emissão de CO2. O biodiesel é fornecido pela empresa JBS Biodiesel.

O presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), e o vice-presidente, deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP) têm mantido reuniões frequentes com os ministros de Estado para tratar da elevação da mistura escalonada até os 15%. A estratégia tem se mostrado positiva, com manifestações públicas antecipadas, na imprensa e na web, a favor do aumento da mistura por parte dos ministros Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio – MDIC), Carlos Fávaro (Agricultura – MAPA), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário – MDA) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia – MCTI).

Alceu Moreira faz um breve balanço das reuniões:

“Com mais biodiesel, haverá maior segurança energética, com menos importação de diesel mineral e as empresas emitirão menos poluentes, como avalia o MDIC. As cadeias da soja e da proteína animal (carnes e ovos) terão redução de custo e de preço para vendas aos mercados interno e externo, segundo o MAPA. Mais agricultores familiares (hoje, cerca de 300 mil) passarão a integrar a cadeia produtiva, informa o MDA E abre-se novas oportunidades para pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor de biocombustíveis, uma das principais agendas globais e do próprio governo, conforme o MCTI”.

Alceu Moreira diz ainda que “o biodiesel está avançando no Brasil a partir de muito diálogo, transparência, estudos e debates democráticos, com base em evidências. É um produto que vai além do fato de ser um combustível. Ele gera muitos benefícios em várias áreas. E isso é fato compreendido por muitas autoridades”.

Para saber mais sobre o biodiesel produzido no Brasil – https://is.gd/DADOS_SETOR_BIODIESEL_2023

Mais Notícias