Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Implantes dentários substituem raízes dos dentes

Implantes dentários substituem raízes dos dentes
Implantes dentários substituem raízes dos dentes

Conforme guia publicado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), o implante dentário é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente. Esta é a primeira etapa para o que virá cerca de 3 a 6 meses depois, com a região já cicatrizada e o implante ósseo integrado.

Ainda de acordo com o guia, a próxima etapa será a colocação da coroa de porcelana. Esta coroa, pode ser cimentada ou parafusada, ficará firme no lugar do dente natural. Durante o período de ósseointegração o paciente poderá ficar com um provisório dentário nessa região.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Durante a cirurgia e após o procedimento cirúrgico, o paciente não sentirá dor. A cirurgia deve ser feita em bloco cirúrgico específico para cirurgias. O procedimento deve ser feito sob anestesia local, que é a mesma anestesia utilizada para extração dentária, por exemplo.

Caso o paciente não queira vivenciar o ato cirúrgico, pode-se optar por fazer o procedimento com sedação sob supervisão de médico anestesiologista, durante a sedação o paciente adormece e acorda após todo o procedimento, explica o cirurgião dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética.

O profissional alerta que quando um dente está acometido por doença periodontal, fraturas radiculares, presença de cistos, focos de infecção, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e podem provocar problemas sistêmicos, tal como a endocardite bacteriana, que pode levar ao infarto do miocárdio. Sendo assim deve-se remover os dentes acometidos por doenças graves e imediatamente substituir por implantes dentários. Também a ausência de dentes pode provocar perdas ósseas aos dentes vizinhos à falha e mobilidade dental desses dentes, esclarece Dr. Paulo Coelho Andrade.

O dentista observa que a coroa de porcelana permite ao paciente voltar a consumir alimentos normalmente. Para isso, é recomendada uma visita ao dentista entre quatro a seis meses para realizar a manutenção e verificar o estado da saúde bucal como um todo, inclusive com exame clínico e tomográfico dos dentes e implantes.

“O que é importante o paciente entender é que o procedimento é indolor, é excepcional a saúde bucal e, ao mesmo tempo, tem impacto na sua autoestima. Os dentes ficam super semelhantes aos dentes naturais e com as mesmas funcionalidades”, aponta o cirurgião dentista. Os pacientes que realizam o implante dentário, ficam extremamente satisfeitos, afinal podemos considerar o implante a terceira dentição.

Mais Notícias