Uma gestão financeira eficiente é um pilar fundamental para o crescimento sustentável das empresas em todo o mundo. Apesar da atuação estratégica desse serviço, é comum que as empresas brasileiras tenham problemas relacionados às finanças. Essa situação, aliada a outras dificuldades de administração, pode levar à falência da companhia.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os microempreendedores individuais (MEI) apresentam a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, chegando a 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.
Os problemas financeiros lideram a lista dos desafios enfrentados pelas empresas, incluindo a falta de capital de giro, má gestão de despesas e incapacidade de lidar com situações econômicas inesperadas, como crises financeiras ou mesmo a recente pandemia.
Para Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria, a gestão financeira empresarial tem como principal responsabilidade planejar e controlar o uso de recursos em todas as áreas de uma empresa.
“Cada ponto desse trabalho depende do cumprimento do orçamento para que as operações possam ser colocadas em prática. A gestão financeira assume a função de melhorar o resultado da companhia, de modo a otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, independentemente do cenário em que o negócio se encontra”, afirma.
Gestão financeira gera mais oportunidades e reduz desafios
Uma boa gestão financeira reforça a capacidade analítica sobre o negócio, sendo possível verificar se há limitações de recursos ou gastos desnecessários, bem como oportunidades de investimentos.
Uma visão irreal sobre a situação do negócio gera diversos tipos de problemas. Entretanto, ao investir em uma gestão eficaz, o empreendedor consegue fugir de custos elevados, baixa competitividade e prejuízos variados que certamente comprometem a trajetória do negócio.
“Com tantos dados que mostram as dificuldades que as empresas enfrentam no início de suas jornadas, podemos ver que a gestão financeira é uma aliada importante para fornecer informações claras e atualizadas sobre os negócios, ajudando o empreendedor a se preparar para o futuro, a enfrentar possíveis dificuldades que surgirem no caminho e a alcançar os seus objetivos”, relata Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria.
Desenvolvimento seguro e duradouro com uso da tecnologia
Assim como acontece em outras áreas corporativas, o sucesso da gestão financeira não é algo que se estabelece do dia para a noite. O primeiro passo é identificar que é necessário mudar as estratégias financeiras. Análises dos resultados ajudam a reconhecer que a saúde, segurança e futuro da empresa dependem de uma nova postura em relação às finanças.
Uma boa gestão financeira exige planejamento, execução e controle de processos com exatidão. Além disso, é preciso atender às necessidades específicas de cada negócio. Para a Diretora da Person, com a ajuda das ferramentas tecnológicas essa tarefa se torna mais fácil e produtiva.
“Os empreendedores podem substituir ou agregar ao uso de suas tradicionais planilhas financeiras softwares que automatizam uma série de processos. A tecnologia é uma aliada em diversas áreas e também pode apoiar na gestão financeira, permitindo um acesso mais rápido às informações, além de oferecer segurança, mobilidade e dados confiáveis para a tomada de decisão”, completa a Diretora da Person.
Sobre a Person Consultoria
Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.
A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.