Portfólio com mais de 45.000 itens, mais de 300 marcas comercializadas e mais de 15.000 clientes. Esses são números da Roni Chaves, distribuidora de autopeças para o segmento de caminhões pesados e ônibus do Sul do Brasil que completou 60 anos em 2023. Atualmente com cerca de 360 colaboradores, a Roni Chaves experimentou em 2022 um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, e projeta crescer 15% em 2023 ante 2022.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Hoje, a estrutura da empresa que começou em uma modesta casa de madeira na Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Caxias do Sul (RS), permite atender o setor de autopeças de caminhões em todo território nacional. Além da atual matriz em Caxias, com uma área física de mais de 10.000m², a loja possui filiais estratégicas nas cidades gaúchas de Canoas, Ijuí, Passo Fundo e Pelotas, além de Içara e Araquari, em Santa Catarina, e no estado do Espírito Santo, onde mantém um Centro de Distribuição.
Entre os planos está a ampliação do número de lojas físicas: o projeto prevê o aumento das sete atuais para 10 filiais nos próximos anos. “Isso vai ao encontro da característica da empresa de fazer um atendimento presencial. Somos conhecidos por oferecer soluções a partir da proximidade com o cliente”, observa Julio Cesar Chaves, um dos três filhos de Roni que hoje administra o negócio, ao lado de Anaíse e Afonso – outro filho, Marcos, viria a falecer em um acidente automobilístico em 11 de dezembro de 1993.
Reforço no E-commerce, ampliação de produtos com a marca própria e exportação também estão nos planos de expansão da Roni Chaves para os próximos anos. “Estamos atentos aos movimentos do mercado, e queremos seguir aliando tradição e modernidade, levando o nome Roni Chaves ainda mais longe”, comenta Anaíse Chaves, diretora administrativa financeira.