Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

ODATA obtém certificações ISO para data center no Chile

Após a conquista dos reconhecimentos às Boas Práticas do Sistema de Gestão Integrada para site do México, provedora amplia escopo para unidade de Santiago

ODATA obtém certificações ISO para data center no Chile
ODATA obtém certificações ISO para data center no Chile

A ODATA, provedora de infraestrutura de data center para a América Latina, anuncia a conquista de três certificações – ISO 9001, ISO 20000-1 e ISO 27001 – para seu site ST01, situado em Santiago, no Chile. Chancelados pela TÜV Rheinland, provedora global de testes, inspeções e certificações, a obtenção dos mesmos reconhecimentos foi anunciada pela empresa, em janeiro de 2023, para a sua unidade em Querétaro, no México. Agora, a companhia amplia o escopo e passa a incluir o site de Santiago ao Sistema de Gestão Integrada com os demais países de Operação da companhia, como Brasil, Colômbia e México.

“Esses reconhecimentos são referentes aos nossos serviços de Colocation, compostos por projetos de solução, gestão de infraestrutura física, gestão de capacidades, gestão de ativos, provisionamento, gestão de redes e fornecimento de comunicações para data center”, afirma Carlos Salata, Gerente da Qualidade da ODATA. Em geral, a ISO 9001 refere-se ao Sistema de Gestão de Qualidade; a ISO 20000-1 ao Sistema de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação; e a ISO 27001 ao Sistema de Gestão e Segurança da Informação.

Incluindo políticas e indicadores KPIs, bem como um plano de continuidade do negócio, as certificações são efeitos do projeto de implementação das Boas Práticas do Sistema de Gestão e Qualidade nos data centers da ODATA. Ao longo do processo de implementação das normas, a ODATA executou auditoria interna com análise crítica e ações corretivas a fim de garantir que todo o ciclo fosse realizado adequada e eficientemente. Além disso, houve na sequência a auditoria externa da TÜV Rheinland, que chancelou as certificações.

“As normas ISO 9001, ISO 20000-1 e ISO 27001 são importantes para promover a melhoria contínua e o avanço da qualidade dos serviços, além de atender aos requisitos essenciais de padrões e boas práticas de tecnologia e segurança da informação. Como provedora global de certificações, a TÜV Rheinland tem orgulho de fazer parte desse processo e colaborar com a ODATA nesta conquista”, afirma Mayara Zunckeller, Gerente de Operações da TÜV Rheinland.

As políticas e normas anunciadas têm o objetivo comum de promover o processo de melhoria contínua e o avanço da qualidade dos serviços por meio do monitoramento constante de processos. “Nós a enxergamos como questões fundamentais para as operações dos nossos data centers. Estamos felizes em anunciá-las para mais um site, afinal, elas nos permitem dizer que as nossas soluções de TI atendem aos requisitos essenciais conforme padrões e boas práticas de tecnologia e segurança da informação”, acrescenta Salata.

“Gostaria de destacar todo o time da Qualidade, que se dedicaram e trabalharam em equipe para conquistarmos mais essa certificação, ressaltando a equipe comprometida e altamente treinada do DC ST01, que é a grande responsável pela conquista dessas normas para o site”, diz o executivo.

Comprometida com a qualidade e segurança nas operações de seus data centers, a ODATA anunciou, em 2022, a conquista da certificação ISO 14001 para os data centers e escritórios em Hortolândia (SP), São Paulo (SP) e Bogotá (BG), na Colômbia – a fim de promover adesão às Boas Práticas do Sistema de Gestão Ambiental. Em 2023, a companhia já anunciou as certificações ISO 9001, 20000-1 e 27001 em seu site QR01, em Querétaro, no México, e agora anuncia a sua ampliação para o Chile.

Além disso, a ODATA pretende iniciar os projetos de implementação das Boas Práticas referentes às normas ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 45001 (Sistema de Gestão e Saúde e Segurança Ocupacional) e 22301 (Gestão de Continuidade de Negócios) em todos os seus sites na América Latina, prezando o modelo Zero Waste para os controles operacionais nos data centers.

Mais Notícias