Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Cultura data driven será padrão em empresas até 2025

Previsão é que empresas passem a tomar decisões orientadas por dados mais assertivos para otimizar todos os aspectos do trabalho

Cultura data driven será padrão em empresas até 2025
Cultura data driven será padrão em empresas até 2025

A forma como os dados são analisados e processados deve mudar até 2025, a previsão é de um estudo desenvolvido pela McKinsey. Segundo o levantamento, estará difundida entre as empresas a cultura data driven, na qual dados serão melhor aproveitados para a tomada de decisões. 

Data driven é uma metodologia utilizada em empresas que tem como princípio a construção de processos orientados por dados. A utilização, interpretação e análise de grandes volumes de dados permite que organizações consigam extrair insights e solucionar problemas.  

O termo está ligado à Ciência de Dados (Data Science). Esta análise de dados utiliza tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning para serem interpretados e gerarem informações valiosas. 

De acordo com a pesquisa, as empresas conseguirão aproveitar dados de forma natural, tomar melhores decisões e automatizar tarefas básicas do dia a dia. As análises de dados serão mais avançadas e sofisticadas, e provavelmente estarão disponíveis para todos os tipos de organizações. 

Segundo Marcos Davi Mendes, CDO e cofundador da Online Applications, a aplicação de tecnologias Inteligência Artificial e Machine Learning tem crescido muito dentro das empresas. “Isso porque geram diversos benefícios: redução de custos, identificação de fraudes, automação para gerar mais produtividade, performance, uma rápida tomada de decisões, identificação de gaps e aumento de receitas”, cita o CDO. 

Para Marcos Davi Mendes, a grande procura das empresas por dados começou a poucos anos e por isso nasceram cargos especializados no tema, como o cientista de dados e engenheiro de dados. “O Big Data acabou nascendo por conta da internet e da volumetria de dados que temos”, complementa. 

A demanda por soluções que interpretam dados vem crescendo também no Brasil. “Além disso, pode ser usado para melhorar todas as áreas, como atendimento, a usabilidade do produto, a área financeira e muitas outras”, complementa o CDO da Online Applications. 

Mais Notícias