Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Especialistas reúnem em livro digital experiências sobre longevidade de empresa

Especialistas reúnem em livro digital experiências sobre longevidade de empresa
Especialistas reúnem em livro digital experiências sobre longevidade de empresa

Estima-se que 80% das empresas de todo o mundo sejam de controle familiar. Apesar desse número expressivo, segundo um estudo realizado pela consultoria PwC, apenas 12% chegam até a terceira geração. O número é ainda menos estimulante quando se trata da próxima geração, já que apenas 3% dessas empresas conseguem transferir seu legado para a quarta geração. A comunidade Legado e Família, formada por membros de empresas familiares, conselheiros de administração, consultores, professores e especialistas da área, pesquisa e debate a sucessão e o legado dessas instituições e lança uma obra definitiva sobre o assunto. 

Intitulado “O Legado da Família Empresária e a Continuidade de seus Negócios”, o livro traz à luz a experiência e visões de membros de empresas familiares e profissionais especialistas no tema, que dão sustentação e sobrevida às gerações que perpetuam empresas num mundo onde a concorrência e a tecnologia se expandem e exigem a reinvenção e a criatividade. Produzida no formato digital e gratuito, a obra foi escrita em colaboração por membros da comunidade, e organizado pela conselheira de Administração e CEO da comunidade Legado e Família, Monique de Souza Pereira, e pelo psicólogo, professor de Pós-graduação e consultor de Empresas Familiares Rafael Homem de Carvalho. A edição é da editora Sacapuntas. 

Dividido em três partes, o livro traz experiências de sucesso no passado, as oportunidades do presente, e, na terceira parte, traça uma visão de futuro das empresas familiares na visão dos autores.  O fundador e presidente da Hoft Consultoria e colunista do jornal Valor Econômico, Renato Bernhoeft, assina o prefácio do livro, que tem a coordenação do consultor de Empresas Familiares e professor de Ensino Superior em Portugal, António Nogueira (também coautor); da gestora de Marketing e Conteúdo no Legado e Família, Amanda Andrade; da consultora e pesquisadora na área de Antropologia Aplicada nas Organizações, Fernanda Tussi; e da diretora do Centro de Empresas da Família (UCC) na Argentina, Maria de los Ángeles Bringas.

O livro

A primeira parte do livro digital trata de temas que envolvem as experiências desafiadoras do passado, que em geral constroem os pilares do negócio, sendo eles, legados e valores, estima e propósito da família empresária e os mitos dos fundadores de empresas. Traz capítulos de Carlos Rocha, terceira geração da Fazenda Santa Helena; Beatriz Azevedo, memorialista e palestrante; Luiza Fante, terceira geração da Fante Indústria de Bebidas; Nelson Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Grupo EZOS; Cris Bianchi, terceira geração da Malharia Luiza; e António Nogueira, consultor de Empresas Familiares em Portugal.

A abordagem na segunda parte do livro digital abrange as relações familiares saudáveis, conflitos saudáveis e oportunidades e estratégias para a empresa familiar. Assinam os capítulos, Adriana Adler, terceira geração de Brinquedos Estrela; Eugênio Eduardo, quarta geração e membro do Comitê de Família do Grupo Tavares de Melo; Beatriz Brito, segunda geração da Laudejá Agronegócios; Hugo Nisembaum, consultor nas áreas de Identificação e Gestão de Talentos; Carmen Sfeir, especializada em Governança Corporativa e ESG (Environmental, Social and Governance); Ivone Saraiva, membro do Conselho de Administração do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais); e Zélia Breithaupt, quarta geração do Grupo Breithaupt.

Já a terceira e última parte do livro digital, trata das estratégias futuras, ou seja, as interações intergeracionais, entre os fundadores das empresas e as próximas gerações. São coautores e coautoras desses capítulos, Carlos Alberto Ercolin, membro de Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal; Adriana Rocha, terceira geração da União Exportadora S.A.; Leopoldo Abadia, especialista e assessor de Empresas Familiares; Melina Lobo, conselheira de Empresas Familiares; e Carlos Rocha, terceira geração da Fazenda Santa Helena.

Sobre Legado e Família

Fundado em 2019, o Legado e Família iniciou sua jornada como um portal de compartilhamento de experiências. Desde então, membros de empresas familiares e profissionais especializados nos temas desse universo podem compartilhar suas experiências nesse espaço por meio de artigos e postagens, colocando em pauta os principais assuntos que preocupam e influenciam as empresas familiares. O intuito desse portal sempre foi valorizar as características desse tipo de empresa, que é tão comum e importante para a economia do Brasil e do mundo. 

Com a missão de ajudar empresas familiares a construírem um caminho de longevidade e de preparação para novas gerações por meio de uma gestão organizada e profissionalizada, o Legado e Família buscou outra frente: tornou-se uma EDTECH, uma empresa que alia tecnologia e educação. 

Hoje, o Legado e Família tem um propósito ainda mais claro: construir, junto dos membros de empresas familiares e profissionais que assessoram esses negócios, um caminho em que se torna possível o aumento da porcentagem de empresas familiares que chegam à terceira geração mantendo-se estruturadas e saudáveis, com seu crescimento firmemente pautado no legado da família empresária.

Serviço

Livro digital gratuito: “O Legado da Família Empresária e a Continuidade de seus Negócios”

Onde baixar: https://cursos.legadoefamilia.com/livro-imprensa

Mais Notícias