Moradoras das zonas Leste e rural passam a receber os atendimentos das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, em novos endereços, a partir da segunda-feira (3). As demais estruturas do serviço móvel, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguem ofertando serviços ao público feminino nas mesmas bases atuais ao longo da próxima semana.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Na zona Leste, a unidade móvel da Semsa continua a atender as usuárias no bairro São José Operário, agora em frente ao Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, a partir da segunda-feira, 3/2. Na zona rural, a nova base do serviço fica na área da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural Pau-Rosa, no assentamento Tarumã-Mirim. Os demais equipamentos seguem nos bairros Novo Aleixo, zona Norte; Santo Antônio, zona Oeste; e Cachoeirinha, zona Sul.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, salienta que o serviço móvel da Semsa trouxe avanço nas ações de prevenção e promoção da saúde da mulher no município, com destaque para o rastreio do câncer de mama e do colo do útero, tipos que têm maior incidência entre o público feminino na região Norte.
“Em um ano e meio, foram mais de 200 mil procedimentos realizados, inclusive mamografias e ultrassons, que são ofertados nas unidades sem necessidade de regulação. Esse acesso mais fácil contribui para o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno das usuárias”, aponta Coelho.
Conforme o subsecretário de Gestão da Saúde, os equipamentos móveis levam serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) a moradoras de áreas de maior vulnerabilidade social e vazios assistenciais, mais distantes dos estabelecimentos fixos da rede municipal. Ele lembra que o serviço iniciou com três estruturas, para atender as zonas mais populosas, Norte, Leste e Oeste, e hoje, com cinco, abrange os cinco Distritos de Saúde, incluindo Sul e rural.
“Com as unidades, conseguimos ampliar o alcance da atenção primária junto à população feminina, chegando até aquelas usuárias que tinham acesso mais difícil aos cuidados de saúde. Dessa forma, nós reforçamos a assistência às mulheres e a cobertura da APS em Manaus”, avalia Coelho.
A carteira de serviços das estruturas móveis, segundo o subsecretário de Gestão da Saúde, abrange consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, consulta inicial do pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
“Como o nome já diz, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher ofertam atendimento exclusivo para a população feminina. A usuária só precisa se dirigir à unidade e apresentar o documento oficial de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser atendida”, conclui Coelho.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
As estruturas do serviço itinerante funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal. O horário de atendimento é das 7h às 17h.
Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa
Zona Norte
Rua Junqueiro, 1.259, na área da escola estadual Belarmino Marreiro – Novo Aleixo
27/1 a 7/2
Zona Sul
Residencial Gilberto Mestrinho (Prosamim), rua Ajuricaba, estacionamento do bloco 28 – Cachoeirinha
20/1 a 7/2
Zona Leste
Rua Barreirinha, s/n, em frente ao Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes – São José Operário
3 a 14/2
Zona Oeste
Rua Padre Francisco, 350, ao lado da Igreja de Santo Antônio Arquidiocese de Manaus – Santo Antônio
20/1 a 7/2
Zona Rural
USF Rural Pau Rosa, Ramal do Pau-Rosa, s/n, entrada do Km 21, Assentamento Tarumã-Mirim
3 a 14/2
Fonte: SEMCOM/SEMSA
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR