Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Wilson Lima vistoria obra de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas

Wilson Lima vistoria obra de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas
(Foto: Artur Castro/Secom)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou as obras de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Estado, nesta sexta-feira (17), ponto facultativo para o funcionalismo público estadual. Iniciada no mês de abril, a obra está 24% executada. O atendimento na unidade será gratuito e o projeto de construção é executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seminf).

“Nós temos uma preocupação com aquelas pessoas que não têm condições de pagar pelo atendimento nas clínicas particulares. E muitos problemas serão evitados no sentido de garantir a saúde e sanidade animal com essa estrutura que nós estamos construindo aqui. Eu estou acompanhando de perto porque é uma prioridade do nosso governo”, destacou Wilson Lima.

O projeto, pioneiro no Amazonas, tem o objetivo de fornecer serviços gratuitos de consultas, cirurgias de castração, exames laboratoriais e internações, dentre outros, sendo uma opção de atendimento aos animais cujos donos não possuem condições financeiras para custear o tratamento de saúde em clínicas particulares.

Além disso, o Hospital Veterinário irá contribuir com a promoção de feiras de adoção responsável, visando controlar e prevenir o crescimento da população de animais de rua, combatendo ainda a proliferação de doenças.

Obra
O hospital está sendo construído na avenida Mário Ypiranga, no bairro do Parque Dez. A unidade terá dois pavimentos, além de um ambiente externo, que inclui construção de nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e estacionamento com 278,54 m 2.

O primeiro pavimento terá 78 baias para internação; oito salas de consultório, incluindo sala de vacinação com capacidade de atendimento de 144 a 216 pacientes; centro cirúrgico com 11 macas; recepção e sala de espera para atendimento.

Haverá, ainda, área de triagem; e salas para farmácia; laboratório; ultrassom; pós-operatório; raio X; e de expurgo, para descarte de material infeccioso; além de salas de paramentação; de preparo de cirurgia; de urgência e emergência; e de necropsia. Já no segundo pavimento haverá auditório; salas de conforto médico e outras áreas para administração.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias

Exit mobile version