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Wilson Lima lança 56º Festival Folclórico de Parintins no Bumbódromo e destaca geração de emprego e renda na Ilha

Wilson Lima lança 56º Festival Folclórico de Parintins no Bumbódromo e destaca geração de emprego e renda na Ilha

Foco na Cultura, no Turismo e na Sustentabilidade, a disputa dos bois Garantido e Caprichoso terá o apoio do R$ 10 milhões do Estado e mais patrocínios

O governador Wilson Lima realizou, na noite desta sexta-feira (17), o lançamento do 56ª Festival Folclórico de Parintins (distante 369 km de Manaus), no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana. O Festival acontece nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho e, conforme determinação do governador, o evento vai focar em três pilares principais: cultura, turismo e sustentabilidade.

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“Quero reafirmar o compromisso que nós temos com a festa. Reforçar o compromisso que temos com a geração de emprego e renda. O festival representa isso para a população que vive aqui. Tem gente que espera por isso o ano todo, para que possa ter uma renda extra. E esse ano nosso festival tem três pilares importantes, que é a cultura, o turismo e a questão da sustentabilidade”, relatou o governador Wilson Lima.

O investimento do Governo do Amazonas no festival, em 2023, é de R$ 10 milhões – R$ 5 milhões para cada bumbá -, além do patrocínio da Coca-Cola na ordem de R$ 2,5 milhões – R$ 1,25 milhão para cada boi. A expectativa do Estado, segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é que o festival gere em torno de dois mil empregos diretos e até 20 mil indiretos, em trabalhos com obras, limpeza e outros.

A cerimônia de lançamento do festival, no bumbódromo, teve início com uma apresentação do boi-bumbá Caprichoso, que foi escolhido para abrir a festa por meio de sorteio. O boi-bumbá Garantido foi o segundo a fazer a sua apresentação, com seus itens oficiais dando largada à festa.

“Esse ano o governo (estadual) é de novo o maior patrocinador dessa festa, tanto do ponto de vista financeiro como da estrutura do festival. E nós estamos muito gratos a isso”, afirmou o presidente do Garantido, Antonio Andrade. “Esse investimento que o Governo do Estado faz, a gente só tem a agradecer ao governador (Wilson Lima)”, completou o presidente do Caprichoso, Jender Lobato.

No intervalo das apresentações, foi apresentada a marca oficial do 56º Festival Folclórico de Parintins e o governador ainda fez a entrega simbólica de 1,2 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – botas, calças, camisas e capacetes – aos trabalhadores que atuam nos galpões dos bois Caprichoso e Garantido, onde são criadas as alegorias.

Além do governador, participaram do anúncio o vice-governador Tadeu de Souza; a primeira-dama Taiana Lima; o prefeito de Parintins, Bi Garcia; os deputados estaduais Roberto Cidade – presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); Mayra Dias; Abdala Fraxe; Mário César Filho; o deputado federal Saullo Viana; além de vereadores da cidade, secretários do Estado, além de moradores da Ilha.

Segundo Wilson Lima, é importante incluir cada vez mais os moradores de Parintins nas ações que envolvem o Festival Folclórico, sendo o caso, por exemplo, da dupla de jovens artistas parintinenses Kemerson Freitas e Alziney Pereira, os ‘Curumiz’, que assinam a marca oficial do Festival Folclórico de Parintins 2023 e também são autores do mural “Vitória da Cultura Popular”, na fachada do Centro Cultural Bumbódromo.

Outras ações do Estado
Durante a realização do festival, o Governo do Estado realizará diversas ações focadas nos três pilares do festival, incluindo o fortalecimento da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo como o tema: “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime” em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O governador Wilson Lima também anunciou diversas melhorias voltadas à infraestrutura e moradia, como a assinatura da desapropriação de cerca de mil imóveis do bairro Paschoal Allágio e o anúncio da implantação do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai Parintins), além da maior intervenção turística na cidade de Parintins, que devem ser lançadas na época do Festival Folclórico.

Leia também: Wilson Lima assegura moradia para quatro mil famílias do bairro Paschoal Allágio, em Parintins

O Governo do Amazonas realizará, ainda, mais uma edição da campanha “Recicla, Galera”, fruto de uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto à Coca-Cola Brasil. A ação é concebida com o objetivo de promover um festival mais limpo, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis.

Para o ano de 2023, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) está montando uma operação que terá duração de uma semana envolvendo colaboradores da Companhia e parceiros. A ação irá contemplar o festival com a distribuição de 250 mil copos temáticos de água tratada produzidos na primeira fábrica envasadora do Amazonas, localizada no município de Manaquiri. Os copos serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e para os bumbás.

Fonte: ASCOM/SECOM

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