Considerado o número 2 no comando da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo Barbosa renunciou ao cargo de vice-presidente de Negócios de Atacado, após ser citado em denúncias de assédio sexual e moral envolvendo o ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães.
A informação foi divulgada, na noite desta sexta-feira (01), pelo Conselho de Administração do banco após reunião para deliberar sobre a indicação de Daniella Marques para a presidência da Caixa, que tem sido ocupada interinamente pela vice-presidente de Habitação, Henriete Alexandra Bernabé, desde a saída de Guimarães, na última quarta-feira (29).
Indicada pelo presidente Jair Bolsonaro para o posto, a ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e braço-direito do ministro Paulo Guedes, Daniella Marques, teve o nome aprovado pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa e tomou posse do cargo já nesta sexta-feira (1)
Marques assumirá oficialmente a presidência da Caixa na próxima terça-feira (05), em cerimônia no Palácio do Planalto.
Denúncias contra Guimarães
Pedro Guimarães deixou o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal, na noite da última quarta-feira (29), após a repercussão denúncias de assédio sexual e moral. Segundo relatos de servidoras da instituição, publicadas no dia anterior pelo site Metrópoles, Guimarães apresentava comportamento inapropriado em relação às funcionárias, que incluíam toques íntimos e convites a locais fora do ambiente profissional, como saunas. Já na quinta-feira (30), áudios revelados pelo mesmo portal mostraram atitudes agressivas do então presidente, como xingamentos e ameaças durante reuniões de trabalho.
Fonte: SBTNEWS