Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Variante Kraken do coronavírus deve avançar no Brasil, alerta Fiocruz

Variante Kraken do coronavírus deve avançar no Brasil, alerta Fiocruz

Variante Kraken do coronavírus deve avançar no Brasil, alerta Fiocruz
( Foto: Reprodução )

Número de amostras com linhagens da XBB aumentou de 5% do total analisado no início de dezembro para 15% na última semana daquele mês

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) emitiu uma nota de alerta na sexta-feira (13) para um “aumento considerável” de possíveis casos da variante XBB do coronavírus Sars-CoV-2 – a mais transmissível já detectada – no país.

Em comunicado, a instituição brasileira destacou que a nova cepa do vírus causador da Covid-19 tem se disseminado mundialmente, especialmente a linhagem XBB.1.5. (chamada de Kraken) nos Estados Unidos, associada a um aumento de hospitalizações pela doença no Brasil.

Segundo comunicado, a Rede Genômica Fiocruz identificou um aumento de testes positivos de Covid-19 sem a mutação que caracteriza a linhagem Ômicron BA.5 e suas subvariantes, que era vista em “praticamente 100% dos testes realizados”.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Diferentemente da Ômicron – que tem uma mutação identificável em exames de diagnóstico –, a XBB somente pode ser detectada por meio do sequenciamento genético.

As possíveis amostras com linhagens da XBB aumentaram de 5% do total analisado no início de dezembro para 15% na última semana daquele mês.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version