Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Unidades móveis de Saúde da Mulher levam serviços de saúde a moradoras do Lago Azul e São José

Unidades móveis de Saúde da Mulher levam serviços de saúde a moradoras do Lago Azul e São José

Moradoras dos bairros Lago Azul e São José Operário, situados nas zonas Norte e Leste da capital, respectivamente, terão acesso aos serviços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, a partir desta segunda-feira, (15).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

As estruturas, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ofertam atendimento exclusivo para o público feminino, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h, com agendamento na própria unidade.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona Norte passará a funcionar na avenida da Conquista, s/n, no conjunto Viver Melhor, 1ª etapa, próximo da feira do residencial, no bairro Lago Azul. O serviço tem previsão de permanência no local até o dia 26.

Na zona Leste, a unidade móvel voltada à população feminina vai receber as moradoras do bairro São José e entorno em sua nova localização, na rua Rio Miriti (antiga rua 9), nº 40. A estrutura fica no novo endereço também até o dia 26.

A estrutura móvel voltada às usuárias da zona Oeste está atualmente situada no bairro Tarumã e permanecerá em funcionamento no local até a sexta-feira, (19). A unidade está baseada na rua Elisa Lispector, s/n, na comunidade Parque São Pedro, ao lado da escola estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III).

Nas unidades móveis, as usuárias têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, coleta de exame preventivo, exames de mamografia e ultrassom, planejamento reprodutivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e dispensação de medicamentos.

Atualmente, o serviço da Semsa Manaus atende a população feminina das zonas Norte, Leste e Oeste da capital, com o objetivo de ampliar a cobertura da atenção primária à saúde nas regiões mais carentes de assistência. O atendimento nas unidades tem ênfase no pré-natal e na prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

Atendimentos

As três Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa somaram mais de 51 mil procedimentos realizados em 2023, desde o início dos atendimentos do serviço, no dia 25/7, na zona Norte, e dia 26/7, nas zonas Leste e Oeste, até o final do mês de dezembro. Nas farmácias das estruturas, foram dispensados medicamentos de mais de 2,5 mil receitas médicas de usuárias.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram acessando aqui

Dentre 51.184 procedimentos realizados no ano passado, estão 4.567 mamografias, 4.712 coletas do preventivo e 17.477 exames de ultrassom, dos quais 2.964 para avaliação da mama. Foram ainda realizadas 17.734 consultas, das quais 11.034 com médicos e 6.700 com profissionais de enfermagem.

Fonte: ASCOM/SEMSA

Mais Notícias