Cinco unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foram selecionadas para integrar o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). O projeto é do Ministério da Saúde e prevê a implementação de ferramentas para aprimorar os processos assistenciais, administrativos e gerenciais das unidades, a partir de consultoria com especialistas de hospitais de referência nacional.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A iniciativa será executada através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Em todo o país, 143 hospitais públicos foram escolhidos para integrar o programa no triênio 2024-2026. Da SES-AM, foram contemplados os hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, a Maternidade Ana Braga e as fundações Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV). Também foi contemplado o Hospital Regional Dr. Jofre de Matos Cohen, de Parintins (a 369 quilômetros da capital), administrado pelo município.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Macsoud, explicou que as consultorias serão realizadas por profissionais dos hospitais Alemão Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, referências nacionais em modelos de gestão hospitalar. “Nossas equipes vão receber treinamentos e acompanhamento contínuo dos consultores, por um período de até 15 meses, com foco na avaliação e monitoramento dos processos. A ideia é alcançar a padronização da rotina, reduzir custos, minimizar riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor e, assim, fortalecer o gerenciamento de recursos humanos e materiais nas unidades de saúde”, salientou a secretária da SES-AM.
Próximas etapas
Com uma média de 10 mil atendimentos por mês na urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul da capital, é um dos contemplados pelo Ministério da Saúde. Em novembro, a unidade vai receber a visita dos especialistas do Hospital Sírio-Libanês (SP) para dar andamento à implantação do projeto que, no local, está em fase de planejamento.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
“Estamos contentes com essa parceria, que vem somar num momento importante do hospital, que vem recebendo investimentos pesados do Governo do Estado em obras e equipamentos. É um desafio que envolve processos administrativos e estratégicos, tudo isso em prol de uma assistência de qualidade prestada à população”, afirmou a diretora da unidade, Ellen Gadelha.
Fonte: ASCOM/SES-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR