Tutores de animais organizam ao menos 14 protestos em aeroportos e praças públicas neste fim de semana, após a morte do golden retriever Joca, de quatro anos, por erro logístico da Gol. As principais manifestações estão marcadas para este domingo (28).
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Os grupos pedem melhorias no sistema de transporte aéreo de animais, especialmente no porão de bagagens das aeronaves. A morte de Joca mobilizou governo e parlamentares, que cobraram explicações da companhia e regras mais duras. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) investiga o caso.
O cão Joca, de quatro anos, morreu no transporte feito pela Gollog. Ele deveria ter ido do Aeroporto de Guarulhos (SP) para Sinop (MT) com o tutor, João Fantazzini, mas seguiu para Fortaleza. Ao voltar a Guarulhos, chegou morto. O animal ficou oito horas na aeronave, enquanto o trajeto original seria de apenas duas horas e meia.
A divulgação dos protestos ocorre nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Também viralizou hoje um vídeo feito pela página Sexteto 4 Patas, no Instagram, em homenagem a Joca. No vídeo, vários cãezinhos e um gato foram filmados com placas no pescoço, escritas: “Não somos bagagem. Somos o amor da vida de alguém. Justiça pelo Joca!” A página cobra ainda que a Gol seja responsabilizada.
Veja o post aqui
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE