Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Turismo internacional: amazonenses comemoram retorno de trecho de Manaus para Lisboa

Reabertura do trecho fortalece o turismo amazonense e facilita o acesso dos viajantes à Europa

Turismo internacional: amazonenses comemoram retorno de trecho de Manaus para Lisboa
(Foto: Alex Pazuello e Lucas Silva/ Secom)

A retomada do voo entre Manaus e Lisboa pela TAP Air Portugal, que iniciou, oficialmente, na segunda-feira (04), foi recebida com entusiasmo pelos turistas. Após sete anos sem a rota, que havia sido suspensa em 2016, viajantes como Antônia Reis, autônoma e visitante assídua de Portugal, ficou feliz ao saber do retorno do voo, já que a viagem ao país era demorada e com muitas conexões. “Fiquei feliz da vida. Muito bom. Sem palavras. Eu acredito que vai ser bem confortável e que eu não vou ter o mesmo transtorno”, celebrou Antônia, que visita o país pela terceira vez.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Para Sérgio Saraiva, empresário do setor de turismo, o voo chegou em boa hora. “Essa retomada da TAP para vir para Manaus acabou com aquele problema que nós tínhamos de ir para a Europa, tinha que fazer uma conexão em várias cidades brasileiras e ficava muito mais caro. Agora, com essa retomada do voo, a tendência é o turismo crescer”, afirmou o empresário, destacando o impacto positivo para o fluxo turístico entre o Brasil e a Europa.

O retorno do trecho entre a capital amazonense e Portugal faz parte da estratégia do Governo do Amazonas de conectar o estado ao mercado europeu, fortalecendo o turismo da região amazônica.

Segundo levantamento da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a expectativa com o resgate do voo na gestão do governador Wilson Lima é de um acréscimo de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o deslocamento de estrangeiros para o Amazonas.

“Hoje o mercado europeu é o segundo maior mercado que temos. Com esse voo, esperamos atingir um acréscimo de mais de 15% dos turistas estrangeiros aqui no Amazonas, não somente europeus” afirmou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

Detalhes do voo

O voo terá capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, com uma escala em Belém (PA) respeitando o fuso horário de Portugal. A rota Manaus-Lisboa vai operar três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.

Em setembro, a Amazonastur realizou um treinamento online sobre os principais atrativos turísticos do Amazonas para cerca de mil agentes de turismo europeus. Disponibilizado em seis idiomas, o treinamento tem como objetivo incentivar a chegada de turistas ao estado. A ação foi realizada em parceria com a Embratur, TAP e Agência Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Expansão da malha aérea

Desde 2019, o governo do Amazonas ampliou a malha aérea com novas rotas internacionais a partir da capital. Além disso, incentiva a expansão da malha aérea oferecendo benefícios para reduzir a carga tributária sobre o combustível da aviação. Atualmente, Manaus possui conexões diretas para Miami e Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, operadas pelas companhias Gol e Azul.

Outro destino internacional é o Panamá, com voos desde 2021 pela Copa Airlines. Na América do Sul, Manaus oferece voos diretos para Bogotá, na Colômbia, operados pela Avianca, e Puerto de Ordaz, na Venezuela, operados pela Conviasa, ambos em operação desde 2023. A partir de 2025, o estado contará com um novo voo direto para Santo Domingo, na República Dominicana, pela companhia aérea Arajet.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Os novos investimentos de empresas aéreas no Amazonas são viabilizados pela política de incentivos fiscais do Governo Wilson Lima, instituída pela Lei nº 6.271/23, em vigor desde julho do ano passado. Pela política de incentivo, empresas aéreas que operam no estado têm redução de 3% a 7% na alíquota do ICMS sobre combustíveis de aviação, beneficiando companhias de transporte de passageiros, cargas e fretamento de táxi aéreo.

 

Fonte: ASCOM/AMAZONASTUR

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version