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Trabalho integrado das equipes de fiscalização da Ageman resultou em mais de 2,5 mil vistorias até junho

Ageman registrou mais de 2,5 mil vistorias no primeiro semestre

Trabalho integrado das equipes de fiscalização da Ageman resultou em mais de 2,5 mil vistorias até junho
(Foto: Divulgação)

As equipes de fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) realizaram, de janeiro a junho deste ano, 2.586 vistorias junto aos serviços básicos essenciais prestados na capital amazonense.

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A iluminação pública registrou 2.009 inspeções, o saneamento básico, 509 vistorias, e o serviço de estacionamento rotativo Zona Azul foi alvo de 68 fiscalizações. O avanço do trabalho de regulação e fiscalização dos serviços tem se dado, sobretudo, em função do trabalho integrado das equipes do órgão regulador municipal.

“Nosso trabalho acontece diariamente nas ruas de Manaus. Nossos técnicos estão orientados a observar todo e qualquer problema identificado durante as externas. Trabalhamos de forma integrada, então, se um colaborador da área de iluminação pública encontrar um vazamento de água, durante o seu trajeto, ele imediatamente comunica a diretoria responsável pelo saneamento básico, que prontamente aciona sua equipe e a concessionária, para a correção do problema e o mesmo acontece com as demais diretorias”, assegurou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

Ao final do primeiro semestre de 2024, a diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública, da Ageman, realizou 2.009 fiscalizações de campo relativas aos serviços de iluminação pública da capital. Aproximadamente 11% das fiscalizações são referentes às demandas no âmbito do Contrato de Concessão, 6% foram demandas de requerimentos enviados pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e 82% se tratam de manutenções corretivas de iluminação da cidade, observadas durante as fiscalizações de campo, realizadas pela manhã e noite e notificadas à concessionária Manaus Luz.

Dentre as principais ações executadas na área da iluminação pública, ao longo do primeiro semestre, está a padronização dos LEDs com defeito nas obras executadas e entregues pelo governo do Estado, como o parque Elza Simões, no Centro, e praça do entorno do parque Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, assim como a substituição de luminárias apagadas no parque Desembargador Paulo Jacob, no Centro, entre outros.

A melhoria da iluminação das passagens subterrâneas, entre as avenidas João Valério e Constantino Nery e sob a ponte dos Bilhares, também foi uma importante ação realizada como resultado das fiscalizações. E, ainda, o reforço das vistorias em vários conjuntos residenciais, como Nova República e Atílio Andreazza, no Japiim, Castelo Branco, no Parque 10, e de várias ruas dos bairros Distrito Industrial e Ponta Negra. Nessas áreas, as intervenções foram necessárias em virtude dos furtos.

“Lamentavelmente, o que ainda identificamos é a ocorrência dos furtos de cabos, um problema que é comum em muitas outras cidades, e isso é o que compromete o pleno funcionamento das luminárias. Mas a concessionária tem respondido prontamente às demandas e até desenvolvido alguns projetos que dificultam as ocorrências”, afirmou o diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal.

No âmbito do abastecimento de água, as equipes da diretoria técnica de Concessões, Obras e Saneamento, da Ageman, realizaram 329 vistorias em diversos bairros e comunidades da capital. Entre as atividades acompanhadas pelos técnicos estão a medição da pressão, vazamentos, rompimentos de redes, obras e também a verificação da pavimentação, após a finalização dos serviços de melhoria ou expansão do abastecimento executados pela concessionária Águas de Manaus.

No campo do esgotamento sanitário, as equipes fizeram 180 inspeções no semestre, sempre com o intuito de verificar o funcionamento das redes, atualização do diagnóstico dos sistemas de esgotamento, obras de melhoria e expansão do serviço e orientações aos usuários sobre o benefício da interligação dos imóveis à rede de esgoto.

“A maioria das ações de fiscalização tem a presença de funcionários da concessionária pois, desta forma, conseguimos, na maioria dos casos, que a solução dos problemas seja encaminhada com brevidade, causando menos transtornos aos usuários. O restabelecimento do serviço é sempre a prioridade do nosso trabalho”, assegurou a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares.

Zona Azul
Já o serviço de estacionamento rotativo Zona Azul foi alvo de 68 vistorias somente no primeiro semestre de 2024. As fiscalizações ocorreram, simultaneamente, no centro de Manaus e Vieiralves. Todas as inconsistências identificadas foram encaminhadas à concessionária, e a Ageman segue acompanhando a solução dos problemas. Ausência de sinalização das vagas e obstrução dos espaços por parte de particulares são algumas das situações identificadas pela fiscalização.

“Muitas das inconsistências identificadas ocorrem de forma corriqueira e, assim que a concessionária é notificada, logo atua para corrigir, principalmente em relação à sinalização das vagas, que, às vezes, dificulta a identificação por parte dos motoristas”, explicou Elson.

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A Ageman reforça aos usuários que as demandas referentes aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o estacionamento rotativo Zona Azul devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria do órgão regulador pelos seguintes canais: site no endereço www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria, 0800-092-3511, WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247, pelos e-mails ouvidoria.ageman@pmm.am.gov.br e ouvidoria.ageman2@gmail.com.

 

Fonte: ASCOM/AGEMAN

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