Amazônia Sem Fronteira

Esportes

Torneio Indígena 2024 acontece neste sábado, no Estádio do Sesi

Torneio Indígena 2024 acontece neste sábado, no Estádio do Sesi

O torneio indígena fortalece a identidade dos povos originários no esporte

Em uma iniciativa para celebrar a cultura e o talento esportivo dos povos originários, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), irá realizar o Torneio Relâmpago Indígena 2024. O evento, marcado para este sábado (13), terá início às 8h, no Estádio do Sesi – Clube do Trabalhador, em Manaus.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Com o apoio da empresa Bemol e da Federação Amazonense de Futebol (FAF), o torneio se destaca como uma importante plataforma de visibilidade e valorização do esporte indígena, integrando as comemorações do mês dos povos originários.

A programação do Torneio Indígena 2024 inclui uma variedade de atividades, desde jogos femininos e masculinos até a venda de artesanatos indígenas em uma feira montada especialmente para o evento. Durante o intervalo, o público indígena presente terão a oportunidade de concorrer a sorteios de vales compra, em cortesia dos nossos parceiros.

“Este evento não apenas celebra o talento esportivo dos povos originários, mas também fortalece a identidade cultural e promove a inclusão”, afirma o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi.

A cerimônia de abertura, prevista para às 9h, terá a entrada solene das equipes indígenas, autoridades locais e representantes das comunidades. Teremos a interpretação de Elizete Tikuna com o Hino Nacional Brasileiro na língua materna dos povos indígenas, sendo uma demonstração de respeito e reconhecimento de suas tradições ancestrais.

Além dos jogos, teremos o espaço para discursos que ressaltam a importância da preservação da cultura indígena e o papel do esporte na promoção da inclusão e diversidade.

O intervalo para o respiro do gramado, seguindo as recomendações técnicas do Sesi, garantirá que todos os participantes desfrutem do torneio com conforto e segurança. As finais, programadas para o período da tarde, prometem emoções intensas, culminando com a entrega das premiações aos times de 1° e 2° lugar, prevista para ocorrer até as 17h.

“O esporte tem um papel fundamental na vida das comunidades indígenas, e eventos como esse proporcionam uma oportunidade valiosa para mostrar ao mundo a riqueza de nossas tradições e habilidades atléticas. Acreditamos que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta para promover a diversidade, o respeito e a integração entre os povos”, conclui o diretor-técnico Joabe Leonam.

 

Fonte: ASCOM/FEPIAM

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.