Atriz diagnosticada com esclerose múltipla conta ao Domingo Espetacular como descobriu a doença em 2020
O Domingo Espetacular conversou com a atriz Guta Stresser, que tornou público o diagnóstico de esclerose múltipla — doença que atinge 2,8 milhões de pessoas no mundo.
Ela contou que descobriu o problema em 2020, quando notou algo errado no seu dia a dia. “Estava com muita dificuldade para pegar as coreografias e memorizar, mas sempre tive facilidade, era muito tranquilo”, revela.
Enquanto investigava a causa, ela desconfiou que poderia ser outra grave doença. “Tive medo de ter Alzheimer, estava com uns problemas estranhos, me dava umas alterações de humor e, às vezes, esquecia palavras, mas não era um vocabulário difícil”, conta Guta.
O diagnóstico veio depois de vários exames: esclerose múltipla. Na doença, o próprio sistema imunológico do corpo ataca o tecido que reveste os neurônios, provocando lesões no cérebro que podem comprometer o sistema nervoso.
“As causas da esclerose múltipla envolvem tanto os fatores genéticos, em uma menor porcentagem, quanto os fatores ambientais, entre eles baixa exposição solar, déficit de vitamina D, obesidade, tabagismo e infecções virais”, esclarece a neurologista do Hospital Moriah, Keila Narimatsu.
Fonte: R7.COM