Andy Beshear, que governa o estado do Kentucky, confirmou o novo número de mortes neste domingo (31) e disse estar ciente sobre mais vítimas, sem dizer quantas ainda
As inundações devastadoras no Kentucky, no sul dos Estados Unidos, deixaram pelo menos 26 mortos, afirmou Andy Beshear, governador do estado, segundo a NBC News. De acordo com o site americano, neste domingo (31) Beshear postou um vídeo no YouTube confirmando o novo número de mortos em decorrência das enchentes e disse que há mais corpos, mas que “não pode confirmar” quantos ainda.
Enquanto isso, as equipes de resgate continuam procurando sobreviventes. As chuvas torrenciais desencadeadas no início desta semana causaram inundações repentinas e sem precedentes no leste do Kentucky, uma região severamente afetada pela pobreza, segundo informações da AFP.
No sábado (30), Beshear disse, em coletiva de imprensa, que estava “preocupado que encontremos mais corpos nas próximas semanas”. O governador disse que “ainda estão na fase de busca e resgate”. Pouco antes, ele havia declarado à CNN que “ainda há muitas pessoas desaparecidas nesta área e será uma tarefa difícil ter um número fixo” de vítimas.
Segundo Beshear, centenas de pessoas foram resgatadas de barco desde que as inundações começaram na noite de quarta-feira (27).
“Para todos no leste do Kentucky, estamos com vocês hoje e nas próximas semanas, meses e anos. Vamos superar isso juntos”, prometeu.
Resgates aéreos e força conjunta
Beshear disse que equipes da Guarda Nacional do Kentucky, Tennessee e Virgínia Ocidental realizaram mais de 650 resgates aéreos desde o início da tempestade, enquanto a polícia e equipes de outras agências estaduais fizeram cerca de 750 resgates aquáticos.
A busca, ele observou, foi “extremamente estressante e difícil” para as equipes de resgate. Algumas áreas do estado registraram mais de 200 milímetros de chuva em um período de 24 horas.
Por exemplo, o nível da água na bifurcação norte do rio Kentucky, na cidade de Whitesburg, bateu seu recorde em poucas horas, chegando a 7 metros.
Fonte; R.COM