Ualace Barros Barbosa, de 57 anos, foi preso nesta quarta-feira (8), pelo homicídio qualificado de Ednaldo Silva dos Santos, 45. A vítima foi morta com mais de 14 facadas no dia 29 de dezembro de 2024, na rua Goiânia, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, e o acusado foi preso em em Monte Alegre, no Pará.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (09), o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, parabenizou a equipe da DEHS pela rápida atuação no caso e agradeceu o apoio das Polícias Civil e Militar do Pará, que localizaram e capturaram o suspeito no estado vizinho.
“Na ocasião do crime, o autor estava em um bar com sua companheira e passou a agredi-la fisicamente. A vítima, ao presenciar a cena, tentou intervir e acabou sendo morta de forma brutal, com mais de 14 golpes de faca. Também verificamos que o autor possui um histórico de violência doméstica”, informou Guilherme Torres.
Trabalho investigativo
O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, informou que as investigações começaram imediatamente após o crime. Segundo ele, uma equipe da delegacia esteve no local para apurar os fatos, identificando Ualace como o principal suspeito. Com base nas evidências coletadas, foi solicitado à Justiça um mandado de prisão, que foi rapidamente deferido.
“Ednaldo perdeu a vida de forma trágica ao tentar intervir em uma situação de violência. Ele presenciou a companheira do suspeito sendo agredida com tapas, socos e empurrões. Ao se aproximar para ajudar, acabou gerando uma discussão. Durante a briga, a vítima desferiu um soco no autor para conter as agressões. Minutos depois, ao sair do bar, foi surpreendido e atacado com facadas pelo suspeito”, explicou Cunha.
O delegado acrescentou que, durante as investigações, descobriu-se que Ualace havia fugido para o município de Monte Alegre, no Pará. A polícia daquele estado foi acionada para colaborar nas buscas, que resultaram na prisão do suspeito.
“Os policiais civis e militares do Pará iniciaram as buscas assim que foram acionados e, ontem, cumpriram a ordem judicial contra Ualace. É importante destacar que ele possui um histórico extenso de violência doméstica contra sua companheira, tanto no Amazonas quanto no Pará”, ressaltou Ricardo Cunha.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Procedimentos
Ualace Barros Barbosa responderá por homicídio qualificado e permanecerá à disposição da Justiça enquanto aguarda sua transferência para Manaus.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com apoio das Polícias Civil e Militar do Pará
Fonte: ASCOM/PC-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H