A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, no primeiro bimestre deste ano, uma redução de 8% nos casos de roubo a ônibus do transporte coletivo, em Manaus. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM.
Os dados do Ciesp mostram que, pelo segundo ano seguido, o 1º bimestre tem queda no número de roubo a ônibus. As estatísticas mostram, ainda, que esse foi o período dos últimos dois anos com o menor número desse tipo de crime.
As reduções são reflexos do trabalho integrado entre as forças de segurança. A partir de uma determinação do secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, os roubos aos ônibus passaram a ser monitorados por um ponto focal liderado pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
Leia também:
- PIM fatura R$ 24,79 bilhões no primeiro bimestre
- Prefeitura de Manaus apresenta dados do 2º bimestre da educação com alcance de metas da Semed
- Grupo criminoso é preso suspeito de homicídio e roubo
- Prefeitura de Manaus disponibiliza transporte coletivo gratuito e operação especial de trânsito durante o segundo turno das eleições
- Homens desaparecem em Manaus sem deixar pistas
O secretário da Seaop, Coronel César Andrade, destacou que a partir deste monitoramento são definidas as estratégias exitosas.
“A partir daí, sugerimos melhores ações e operações, focando nos horários, locais e dias da semana com maior possibilidade de se efetuarem as prisões dos infratores. Ressalto a necessidade de se fazer o registro das ocorrências para que o setor de estatística gere informações suficientemente confiáveis para a melhor tomada de decisão”, informou o coronel.
Outro fator que vem contribuindo para essa redução, conforme explicou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Coronel Vinícius Almeida, é o posicionamento estratégico dos policiais do Serviço Estra Gratificado (SEG), que foram posicionados em localidades, onde era grande a incidência de roubos.
“Podemos destacar a estratégia dos pontos de abordagem em locais estratégicos que tem sido realizado, abordagens aos coletivos e as barracas do Serviço Extra Gratificado. Além do acompanhamento junto a SSP-AM mês a mês sobre os índices de roubos a ônibus. Destacar também as prisões de quadrilhas, efetuada pela Polícia Civil”, destacou o Comandante Geral.
Pontos focais
Além das ações ostensivas, a SSP-AM periodicamente é realizada uma reunião com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências. A SSP-AM reforça a importância da população denunciar por meio do Disque 181, as práticas criminosas.
Fonte: POLÍCIA 24 H