Desastre deixou dezenas de feridos; cerca de 650 mil residências estão sem eletricidade
As fortes tempestades e tornados que atingiram o sul e centro-leste dos Estados Unidos deixaram pelo menos 22 mortos e dezenas de feridos, segundo o último balanço das autoridades divulgado este domingo (2).
A tempestade, que agora se dirige para o nordeste, destruiu uma infinidade de casas e empresas.
O estado do Tennessee, um dos mais atingidos, registrou sete mortes por incidentes relacionados a essas intensas tempestades no condado de McNairy, a leste de Memphis, disse à AFP Maggie Hannan, porta-voz regional da agência de gerenciamento de desastres.
As mortes se somam às 15 pessoas que morreram nos estados de Arkansas, Mississippi e Alabama, no sul, e em Indiana e Illinois, no meio-oeste.
Little Rock, a capital do Arkansas, foi duramente atingida. Seus moradores acordaram no sábado (1º) com uma imagem sombria de carros capotados, enormes árvores arrancadas do chão, linhas telefônicas quebradas e casas vandalizadas.
Pelo menos cinco pessoas morreram naquele estado, segundo a governadora, Sarah Huckabee Sanders.
“Sabemos que muitas pessoas foram deslocadas e estão procurando abrigo”, disse o prefeito de Little Rock, Frank Scott Jr.
A cidade de Wynne, no nordeste do país, está “cortada em duas por danos de leste a oeste”, lamentou sua prefeita, Jennifer Hobbs, na CNN.
Estado de emergência
O governador Huckabee declarou estado de emergência geral no Arkansas no dia anterior e mobilizou a Guarda Nacional, após falar com o presidente Joe Biden.
O Mississippi Risk Management Services também relatou uma morte e vários feridos no condado de Pontotoc, ao sul de Memphis.
E um idoso morreu no Alabama quando um tornado atingiu sua casa, disseram as autoridades de Huntsville.
Neste sábado, o sistema se aproximava da costa leste dos Estados Unidos com trovoadas, granizo e ventos fortes que devem continuar no domingo.
No estado de Illinois (centro-leste dos Estados Unidos), fortes tempestades também deixaram sérios danos.
Banda brasileira escapa de tornado
Na madrugada deste sábado, o desastre atingiu a cidade de Belvidere, quando um poderoso tornado provocou o desabamento do telhado e parte da fachada do Teatro Apolo, em meio a um show de uma banda de heavy metal.
A banda brasileira de death metal Crypta, que se apresentava no local, escapou com vida.
O chefe dos bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, confirmou uma pessoa morta e 28 feridas no desastre, cinco com ferimentos graves.
Imagens de televisão mostraram a evacuação de espectadores feridos em uma maca, enquanto fotos publicadas nas redes sociais mostraram a magnitude dos estragos no local.
Leia também:
- Veja imagens das cidades destruídas por tornados e tempestades que atingiram os EUA
- Banda brasileira escapa de tornado que deixou pelo menos um morto nos EUA
- Cantora gospel Elaine Martins escapa de acidente grave de carro com o marido e os filhos nos EUA
No condado de Crawford, três pessoas morreram devido ao colapso de uma casa, disse o porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências de Illinois, Kevin Sur.
No estado vizinho de Indiana, três pessoas foram confirmadas mortas depois que uma tempestade atingiu o condado de Sullivan, disseram autoridades, citadas pela mídia local.
E em Delaware, uma pessoa morreu devido ao colapso de “uma estrutura” no condado de Sussex, segundo as autoridades.
Fonte: R7.COM