O “Sine Qualifica”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), encerra, nesta quinta-feira, 1°/12, com as aulas da primeira turma do curso “Operador de Caixa” no Sine Manaus, localizado na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.
Iniciado em novembro deste ano, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de oferecer qualificação para aqueles que desejam se inserir ou reinserir no mercado de trabalho, além de abastecer a carga de conhecimento dos trabalhadores na capital.
“Este foi um curso muito bem recebido pela população com mais de 100 inscrições. Em breve nós vamos oferecer novos cursos, que já estão sendo alinhados com o Cetam para que ocorram a partir de janeiro do próximo ano”, destaca o diretor do Sine Manaus, Fábio Araújo.
O curso teve a duração de UM mês e as aulas ocorreram regularmente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O curso teve 21 participantes certificados e a previsão é realizar novos cursos durante todo o ano de 2023.
De acordo com o representante e mentor do Cetam, José Augusto, a parceria entre a instituição e a Semtepi trouxe muitos benefícios para a população e fortaleceu o mercado de trabalho, que recebe uma mão de obra mais qualificada.
“É de suma importância a qualificação dos alunos. Esse programa é algo para ser aproveitado pela população, principalmente por ser ofertado de modo inteiramente gratuito. Mesmo as pessoas mais maduras, com idade avançada, podem fazer e aproveitar o que o curso tem a oferecer”, explica José.
Para a aluna Orenice Ferreira, o curso é essencial para diferenciar os candidatos na pré-seleção das vagas de emprego nas empresas, além de garantir a melhoria do currículo.
“Eu fiz o curso e achei muito bom, porque ele vai servir para a minha qualificação no mercado de trabalho. Atualmente estou em busca de emprego nessa área e sei que com esse aprendizado poderei trabalhar. Eu recomendo à população de Manaus e não vou parar por aqui, vou fazer os próximos cursos oferecidos também”, comenta a aluna.
Fonte: ASCOM/SEMCOM