A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, orienta a população sobre a validação da Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, para concorrer a uma das vagas oferecidas nos postos de atendimento. A habilitação do documento pode ser feita de forma on-line, pelo celular ou computador, e em caso de dúvidas, com a orientação presencial no Sine.
Desde 2019, o documento de trabalho se tornou digital, com a proposta de facilitar o acesso por meio da internet. Apesar disso, muitas pessoas desconhecem o aplicativo e suas funcionalidades. No mercado de trabalho, é necessário que o candidato tenha o acesso, para ser admitido pela empresa.
“As pessoas que nunca acessaram a sua carteira digital, podem estar baixando no seu celular o aplicativo ‘Carteira Digital’. Lá ele vai solicitar o seu CPF e todos os seus dados. Quem tem uma dificuldade maior, seja por não ter internet ou dispor de um celular, pode vir ao Sine Manaus para receber o atendimento e as devidas orientações para a validação. Lembrando que para participar de qualquer processo seletivo do Sine Manaus ou até mesmo ser admitido na empresa, é necessário ter o acesso digital do documento”, explica o diretor do Sine Manaus, Leandro Neves.
Mesmo com a mudança, a equipe do Sine Manaus orienta que o candidato não deve se desfazer do documento físico, pois ele é obrigatório e reúne uma série de informações profissionais do trabalhador. O atendimento para validação da CTPS Digital é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, nos três postos localizados na avenida Constantino Nery, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da galeria Espírito Santo, Centro; e no shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, zona Norte.
Fonte: ASCOM/SEMCOM