A pequena Lulu Mendonça, de 3 anos, filha dos jornalistas Arthur Luís Cardoso e Maria Júlia Nóbrega de Mendonça, que viralizou nas redes por “vender” uma colher de pau ao pai por R$ 95, teve disquesia do lactente nos primeiros meses de vida.
“Ela ficava toda vermelhinha, gemia muito, chorava e não conseguia fazer cocô, porque, na hora de fazer força, em vez de fazer força para evacuar, acabava segurando, prendendo o cocozinho. […] Para fazer o cocô, fazia muita força, era bem
sofrido. Isso durou alguns meses, se não me engano, até, mais ou menos, 9 meses [ou] 10 [meses], era bem difícil. Acordávamos muito assustados”, contou a mãe em um vídeo publicado no TikTok.
Leia também:
- Governador Wilson Lima reinaugura Caic+ Dr. Afrânio Soares, no Parque 10
- O drama dos cortes de jogadores antes de uma Copa
- Consumo de álcool antes de dormir pode prejudicar o sono
- Juíza manda soltar homem que furtou carne por estar com fome (GO)
De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a disquesia não é uma doença. Trata-se de um distúrbio funcional do trato gastrointestinal (sistema digestivo), que pode acontecer com bebês que se alimentam de leite materno ou outros tipos de leite, caracterizado pela dificuldade para evacuar.
“É um sistema imaturo [o digestivo] e que ainda está em desenvolvimento, demorando um pouco até que tudo esteja em pleno funcionamento. Ela [disquesia] é decorrente da incoordenação entre a contração da musculatura abdominal e o relaxamento do assoalho pélvico antes da ocorrência da evacuação ou eliminação dos gases”, explica a pediatra Amanda de Santana Ferreira, pós-graduada em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
Isso significa que o bebê não é capaz de controlar de maneira correta o relaxamento da musculatura pélvica e a abertura do esfíncter anal. Portanto, apesar de fazer mais força, ele não consegue eliminar as fezes.
Fonte: R7.COM