Segundo o Kremlin, líder russo fez a afirmação durante conversa por telefone com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan
A Rússia está aberta ao diálogo com a Ucrânia, desde que ela aceite as “novas realidades territoriais” decorrentes da ofensiva russa, disse o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (5).
Em conversa telefônica com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que pediu um cessar-fogo unilateral, Putin repetiu que a Rússia “está aberta a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram as conhecidas e expressas demandas em várias ocasiões e levem em consideração as novas realidades territoriais”, de acordo com um comunicado do Kremlin.
Putin também “reconheceu o papel destrutivo do Ocidente, ao fornecer armas a Kiev e providenciar informações e orientação”, disse o Kremlin.
Os dois presidentes também discutiram uma série de questões energéticas, incluindo a criação de um centro de gás na Turquia e a construção da usina nuclear de Akkuyu, disse o Kremlin.
Erdogan e o presidente russo conversaram várias vezes desde que as forças russas invadiram a Ucrânia, em fevereiro. A Turquia atuou como mediadora ao lado da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer um acordo que permitisse a exportação de grãos dos portos ucranianos.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira.
De acordo com o Kremlin, Putin disse mais uma vez a Erdogan que todas as barreiras às exportações russas de alimentos e fertilizantes, que a Rússia vê como parte do acordo de grãos, devem ser dissolvidas.
Fonte: R7.COM