Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Putin cometeu ‘erro histórico’ com ofensiva na Ucrânia, diz presidente da França

Putin cometeu 'erro histórico' com ofensiva na Ucrânia, diz presidente da França

Emmanuel Macron diz que Rússia está isolada e que será um “caminho difícil” sair dessa situação

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesta sexta-feira (3) que seu homólogo russo Vladimir Putin cometeu um “erro histórico e fundamental” na Ucrânia e que está “isolado”.

“Acho, e disse a ele, que cometeu um erro histórico e fundamental para seu povo, para si mesmo e para a história”, afirmou Macron em entrevista à imprensa regional.

Sobre a Rússia, o chefe de Estado garantiu que “ainda é um grande povo”, mas Putin “se isolou”. “Isolar-se é uma coisa, mas saber sair disso é um caminho difícil”, acrescentou Macron.

A ofensiva russa na Ucrânia completou 100 dias nesta sexta-feira (3) e o líder francês, cujo país exerce a presidência temporária da União Europeia (UE), está sob pressão para viajar a Kiev.

“Viajei em fevereiro para tentar evitar a guerra. Atualmente, não excluo nada”, disse Macron, que foi instado pelo ministro da Defesa ucraniano, Dmytro Kuleba, a ir antes do final de junho. 

Após o fracasso de um conflito relâmpago e de seu ataque a Kiev, o exército russo agora se concentra naquela região, parcialmente controlada por separatistas pró-russos desde 2014.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version