A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) será aplicada neste domingo (13). Esta edição tem mais de 79 mil inscritos no Amazonas.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número é semelhante ao registrado no ano passado.
A segunda fase das provas do Enem será aplicada no dia 20 de novembro. Em todo o país, o total de candidatos para esta edição do exame chegou a 3.396.632.
Amazonas
No comparativo com 2021, o Amazonas não registrou grandes alterações na quantidade de participantes. No ano passado, foram contabilizadas 79.577 inscrições, 207 a menos que o registrado neste ano, que é de 79.781.
Dos mais de 79 mil inscritos nesta edição, 77.876 farão a prova em formato impresso. Os outros 1.905 realizarão a versão digital.
De acordo com o Inep, a previsão é que o gabarito oficial seja divulgado no dia 24 de novembro.
As notas do Enem podem ser utilizadas em programas que dão acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Enem será aplicado em dois domingos:
13 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- Redação.
20 de novembro
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (horário de Manaus):
- Abertura dos portões: 11h;
- Fechamento dos portões: 12h;
- Início das provas: 12h30;
- Término das provas no 1º dia: 18h;
- Término das provas no 2º dia: 17h30.
O que é preciso levar para realizar a prova?
- É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Cartão de confirmação de inscrição.
- Documento de identificação com foto .
- Se quiser, o candidato pode levar um lanche.
Quem não conseguir apresentar a via original do documento oficial de identificação com foto por motivos de extravio, perda, furto ou roubo ainda poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.
Fonte: G1-AM