Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Projeto destaca a importância da vacinação para alunos da rede pública de ensino

Projeto destaca a importância da vacinação para alunos da rede pública de ensino

“Combater fake News e apresentar dados científicos de forma descontraída é a principal estratégia do projeto Info-vacinar voltado para alunos de escolas públicas”

Um grupo de pesquisadores e estudantes da área da saúde realizou nesta quinta-feira (04) na unidade leste do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a primeira edição do projeto Info-vacinar, uma iniciativa educacional para reverter a queda no índice de vacinação principalmente para o público infantojuvenil que, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), nos últimos anos houve uma queda de até 40% na adesão para vacinas importantes tais como, difteria, tétano e coqueluche.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Nesta edição, mais de 200 alunos do Ifam se envolveram nas palestras e gincanas relacionadas a quatro temas: vacinas e processo de vacinação, doenças imunopreviníveis, tipos de vacina e calendário vacinal. O Info-vacinar recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), com a coordenação de pesquisadores e alunos da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“O Ifam é nossa escola-piloto do projeto e representa a execução da segunda fase. Começamos a divulgar a importância das vacinas em outubro de 2023 nas redes sociais, com mais de 60 mil interações, e agora estamos na fase prática com palestras e gincanas em torno dos mesmos temas. A estratégia é falar de ciência na linguagem desse público de 12 a 16 anos”, destacou Allyson Costa, professor da UFAM da área de saúde e coordenador do projeto Info-vacinar.

A didática apresentada pelo projeto agradou bastante os estudantes do 1º ao 3º do ensino médio do Ifam. Ester Santiago é aluna do curso técnico de administração e disse que ficou muito encantada com tudo que foi apresentado. “Eu estou muito animada com a gincana e todo conhecimento sobre as vacinas que o projeto trouxe pra gente”, frisou.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A aluna Ayla Francine do 2º ano também elogiou a iniciativa. “As vacinas salvam vidas e nós precisamos transmitir essa mensagem para que as pessoas não caiam em fake News”, alertou.

O Info-vacinar ainda será executado em mais três escolas públicas da capital até o final de abril. O projeto teve o aporte financeiro oriundo da Fapeam, com apoio da Ufam e do Hemoam.

 

Fonte: ASCOM/HEMOAM

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.