Dona do trono britânico faltará à cerimônia pela primeira vez desde 1963 por supostos problemas de mobilidade
O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (9) que a rainha do Reino Unido, Elizabeth 2ª, não comparecerá à Cerimônia de Abertura do Parlamento britânico pela primeira vez desde 1963. A monarca será substituída por seu filho mais velho, o príncipe Charles, herdeiro do trono, no evento, que será realizado nesta terça-feira (10).
Segundo informações da BBC, Elizabeth 2ª enfrenta problemas de mobilidade que a levaram a cancelar aparições públicas em uma série de eventos oficiais. Em comunicado, o Palácio de Buckingham afirmou que a opinião de médicos contribuiu para a decisão da monarca de não ir ao evento
A Cerimônia de Abertura do Parlamento do Reino Unido, que marca o início do ano parlamentar, é apenas um dos eventos a que Elizabeth 2ª precisou faltar. Neste ano, a rainha compareceu apenas a um evento fora do palácio real, para celebrar a memória do príncipe Philip no aniversário de um ano de sua morte.
Nos 70 anos de reinado de Elizabeth 2ª, ela não pôde comparecer à cerimônia no Parlamento britânico apenas em 1959 e 1963 — em ambas as ocasiões por estar grávida. Nessas duas oportunidades, o lorde chanceler da época substituiu a rainha.
Desta vez, Charles vai discursar diante dos políticos britânicos. Acredita-se que o herdeiro do trono britânico será rei quando Elizabeth 2ª morrer, sem alterar a linha de sucessão. A seguir, vem o seu filho mais velho, William.
Nos últimos anos, a tradicional cerimônia passou por mudanças. Elizabeth 2ª não usa mais a pesada coroa real do Reino Unido nem veste roupas clássicas no evento.
Fonte: R7.COM