A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, foi uma das palestrantes da Feira Mix Profissões, do colégio Pingo de Gente e Laviniense , direcionada a alunos do 9º ano ao Ensino Médio. Realizado na tarde desta segunda-feira (29), o evento contou com a participação de mais de 20 profissionais de diversas áreas que orientaram e inspiraram os jovens estudantes na escolha de suas futuras carreiras.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A conselheira-presidente iniciou sua palestra compartilhando sua trajetória profissional. Ela começou sua carreira aos 18 anos como taquígrafa no Tribunal de Contas, o que despertou seu interesse pela área. Determinada a avançar na carreira, ela se formou em Contabilidade e Direito, ingressando posteriormente como auditora do TCE através de concurso público. Em 2014, foi nomeada conselheira do TCE-AM.
Durante sua apresentação, Yara enfatizou a importância de foco, estudo e dedicação para alcançar posições de destaque. “A atuação de um conselheiro do Tribunal de Contas envolve diversas atividades voltadas para a fiscalização e controle das contas públicas, como a análise e julgamento de contas, emissão de pareceres, fiscalização e auditoria de órgãos públicos, entre outras”, explicou.
Ela ressaltou que o mercado de trabalho para auditores e conselheiros é altamente especializado mas, oferece diversas oportunidades, principalmente através de concursos públicos.
A conselheira destacou também o papel social significativo do Tribunal de Contas, que envolve a fiscalização do uso dos recursos públicos, contribuindo para a transparência e eficiência na administração pública.
“Ser um conselheiro do TCE exige habilidades técnicas, capacidades analíticas, comunicação eficaz, compromisso ético e habilidades de liderança”, afirmou.
Encerrando sua apresentação, a conselheira ofereceu conselhos valiosos aos estudantes interessados na área. “Para se tornar conselheiro, escolha uma graduação que tenha afinidade com a gestão pública, como Direito, Contabilidade, Administração ou Economia. Destaquem-se academicamente, busquem estágios em órgãos públicos e preparem-se rigorosamente para concursos públicos. Mantenham a ética e a integridade, e estejam sempre atualizados sobre mudanças legislativas e melhores práticas na área de controle e fiscalização pública”, disse.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Além da conselheira, também participaram profissionais de áreas como direito, engenharia, administração, empreendedorismo, marketing digital, psicologia, biomedicina, odontologia, entre outros, como representantes das Forças Armadas e professores especialistas em intercâmbio.
Fonte: ASCOM/TCE-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR