Nasa informou ontem que a cápsula atingiu mais de 400 mil km de distância, o que supera recorde da Apollo 13 que durava 52 anos
A cápsula Orion, da Nasa, alcançou uma distância de 401 mil quilômetros da Terra, quebrando o recorde estabelecido em 1970, pela Apollo 13, como a nave espacial capacitada para transportar humanos que mais longe viajou na história.
A agência espacial americana informou neste no último sábado (26), na conta da nave espacial Orion no Twitter, que a cápsula atingiu um ponto a 86 mil quilômetros da Lua enquanto viajava a uma velocidade de 3.300 km/h.
A missão Artemis I, não tripulada e da qual Orion faz parte, superou a distância de 400.171 quilômetros da Terra, quebrando o recorde histórico da missão lunar estabelecido em 1970.
Durante a sua viagem ao redor da Lua, na qual alcançará uma distância de 64,4 mil quilômetros do outro lado do satélite, a Nasa prevê que, na segunda-feira (28), a nave estará na distância máxima da Terra que alcançará nesta missão: mais de 430 mil quilômetros.
A nave se desloca desde sexta-feira em uma “órbita retrógrada”, o que significa que contorna a Lua na direção oposta àquela em que a Lua viaja ao redor da Terra, tendo passado na segunda-feira a 130 quilômetros da superfície lunar, o mais próximo que chegará do satélite nesta missão.
Mike Sarafin, gerente da Artemis, disse nesta semana que a missão “está superando as expectativas” e que a cápsula apresenta um grande desempenho.
“Continuamos aprendendo sobre o espaço sideral no caminho sobre esta nova nave espacial”, acrescentou em teleconferência.
A missão não tripulada Artemis I busca preparar o caminho da exploração lunar para o posterior envio de astronautas.
O objetivo geral do programa Artemis, da Nasa, é levar os humanos à Lua pela primeira vez em meio século e estabelecer no satélite uma base como trampolim para Marte.
A última missão da Nasa na qual os astronautas puseram os pés na Lua data da Apollo 17, que ocorreu entre 7 e 19 de dezembro de 1972.
Fonte:: R7.COM