O Prêmio: Profissionais da Música 2023 reconheceu a perspectiva feminina sob o Boi-Bumbá, premiando a cineasta amazonense Cristiane García durante a cerimônia deste ano realizada no Museu da República, em Brasília, nu último sábado (02).
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Cristiane Garcia recebeu o troféu de Melhor Direção de Videoclipe da região norte/nordeste, sendo a única mulher na categoria. Essa conquista marca um momento importante para a representatividade, o reconhecimento e respeito à perspectiva feminina na produção cultural e artística, não apenas no Amazonas, mas em toda a região norte do Brasil.
Cristiane García demonstrou sua habilidade em contar histórias visualmente cativantes e envolventes por meio dos videoclipes “Kananciuê” e “Tempo de Tucandeira”. Esses projetos, produzidos pela Olha Já Filmes em parceria com as cantoras Márcia Siqueira e Lucilene Castro – idealizadora do projeto Desafio das Cores elevaram a toada do boi-bumbá a um novo patamar de excelência artística.
Questionada sobre seus futuros projetos, Cristiane revelou que já recebeu convites para realizar outros projetos musicais dentro do movimento boi-bumbá. Ela planeja concretizar essas oportunidades até o final do ano.
Além disso, a cineasta expressou o desejo e a importância de realizar oficinas de roteiro e direção de videoclipes no interior do estado, especialmente para mulheres, com o objetivo de fortalecer a presença feminina na produção audiovisual e tornar suas criações artísticas mais competitivas, aproveitando esse momento de visibilidade nacional que o Amazonas ganhou no evento.
O Prêmio: Profissionais da Música é uma das mais importantes premiações do cenário musical brasileiro, reconhecendo os talentos e profissionais que contribuem para o desenvolvimento da música no país. A premiação destaca o trabalho de artistas, produtores, técnicos, gestores e outros agentes envolvidos na cadeia produtiva da música. Neste ano, a cerimônia de premiação aconteceu em Brasília, no Museu da República, Clube do Choro e Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Fonte: ASSESSORIA