A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), se reuniu, nesta quinta-feira, (4), com uma comitiva de vereadores para tratar sobre assuntos relacionados às políticas culturais nas zonas periféricas da cidade. O encontro aconteceu na sede da Manauscult, no centro de Manaus.
A reunião, que contou com a participação dos vereadores Antônio Peixoto, Ivo Neto, Rosivaldo Cordovil, Elissandro Bessa e das vereadoras Yomara Lins e Thaysa Lippy, teve como pauta assuntos de caráter político-cultural, com foco em formação artística gratuita para jovens de periferia, eventos multiculturais e ações que potencializem o turismo sustentável.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, é importante a participação do Poder Legislativo na fiscalização, mas, principalmente, na construção de políticas públicas, a partir do diálogo com os movimentos.
“A cultura voltou e precisamos retomar projetos importantes, principalmente, na periferia. Isso é uma determinação do prefeito David Almeida. Para isso, precisamos ampliar projetos de impacto social, como, por exemplo, o ‘Arte Pela Cidade’, ‘Cultura Itinerante’, ‘Cine Curumim’ e outros”, pontuou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.
Projetos em andamento
Atualmente, a pasta dispõe de uma equipe técnica focada em projetos de fomento e educação artística. No momento, o corpo técnico da Manauscult trabalha na atualização do cadastro de artistas e espaços culturais; na conclusão dos editais Thiago de Mello Novos Talentos e Artistas e Profissionais da Cultura; no edital de fomento ao Festival Folclórico do Amazonas; edital do Festival Folclórico nos Bairros; editais de gastronomia e bebidas; projeto Arte pela Cidade; edital Manaus Faz Cultura, Prêmios Literários Cidade de Manaus; Lei Paulo Gustavo; Plano Municipal de Cultura; Manaus Adventure; Sou Manaus 2023; Boi Manaus; Réveillon, e outros.
Leia também:
- Vereadores de Manaus declaram apoio à chapa Wilson e Tadeu de Souza
- Vereadores aprovam prefeitura contratar recursos voltados à ampliação de pacote de obras em Manaus
- Prefeitura amplia prazo para inscrições do Edital Manaus Faz Cultura 2023
- Gabriel Monteiro tem mandato de vereador cassado após votação na Câmara do Rio
Até o momento, a Prefeitura de Manaus já injetou mais de R$ 8 milhões na cadeia cultural da cidade, por meio do fomento dado ao desfile oficial das escolas de samba, Carnaval de Rua, Carnaval do Povão, editais e projetos de formação e difusão cultural e turística.
Atuação
Integrada à cena cultural da cidade de Manaus, a Manauscult, entre as diversas competências da entidade estão, entre outras:
• A promoção, a coordenação, o planejamento e a execução das políticas públicas com ações voltadas a projetos e programas relacionados com a valorização e o resgate da Cultura, bem como a preservação do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, documental e artístico no âmbito da cidade de Manaus;
• A realização de programas educacionais comunitários;
• A manutenção de locais de exposição cultural e artística e de museus;
• O fomento à criação e à valorização de iniciativas de produção cultural em Manaus, com apoio a intercâmbios culturais;
• A administração dos espaços culturais de Manaus;
• A identificação, valorização e proteção dos bens de interesse artístico e cultural;
• A celebração de convênios, contratos, acordos de cooperação técnica, termos de parceria e outros instrumentos jurídicos com pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, em âmbito nacional ou internacional, respeitada a legislação vigente.
Fonte: ASCOM/SEMCOM