A Prefeitura de Manaus recebeu do Ministério da Saúde 50 notebooks que serão utilizados por servidores de unidades terrestres, ribeirinhas e fluviais gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A entrega dos equipamentos é uma iniciativa que integra o Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS), do governo federal, que tem o objetivo de aperfeiçoar os serviços da rede básica de saúde de todo o país, apoiando as gestões para que a transmissão das informações dos usuários e os seus territórios seja mais rápida.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que os notebooks serão um importante reforço no processo de tomada de decisões da gestão, porque a celeridade na transmissão de dados representa mais facilidade para ajustar a oferta dos serviços de saúde e geração de respostas rápidas às demandas do Distrito de Saúde Rural (Disar), que tem uma realidade diferente do cotidiano das unidades na área urbana da capital
Leia também:
- Polícia Civil prende trio em flagrante por estelionato praticado por meio de sites de compra e venda
- Prefeito David Almeida autoriza início da recuperação asfáltica do Nova Conquista
- Em reunião com presidente do STF, Wilson Lima obtém garantia de celeridade na análise de ações em defesa da ZFM
- Senadores vão ao STF pedir liberação dos presos em 8 de janeiro
- Prefeitura de Manaus ajusta tramitação para receber processos para estações do 5G
“As comunidades que são gerenciadas pelo Disa Rural têm demandas específicas, algumas são de difícil acesso e exigem uma postura diferenciada dos profissionais e dos trabalhadores da saúde. Nesse contexto, a rapidez da transmissão dessas informações para a sede da Semsa, que após avaliá-los e qualificá-los, segue com o repasse dos dados para o Ministério da Saúde, significa mais assertividade no atendimento das demandas da zona rural da capital. Os notebooks vão permitir que nossos serviços sejam aperfeiçoados. Estamos muito felizes com a chegada desses novos equipamentos”, assinala.
O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens Santos, explicou que os novos equipamentos irão ser utilizados na operacionalização de dados dos sistemas de informação: Esus PEC, Siscan, CNES, Imuniza Manaus.
“Todas as Unidades de Saúde do Disa Rural serão contempladas com os novos notebooks. São quatro unidades terrestres, três unidades ribeirinhas e duas bases de saúde fluviais, que são barcos que atendem as comunidades das calhas dos rios Negro e Amazonas. Esses equipamentos vão melhorar muito o nosso trabalho”, ressaltou Rubens Santos.
Fonte: ASCOM/SEMCOM