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Prefeitura realiza Encontro de Estudos focado na pedagogia da escuta

Prefeitura realiza Encontro de Estudos focado na pedagogia da escuta
( Foto: Cleomir Santos / Semed )

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 11/8, o encontro de estudos “Mini-histórias, numa perspectiva da pedagogia da escuta – documentação pedagógica – olhares, escuta e autoria docente”, para os profissionais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, no auditório da divisão, localizado na avenida Desembargador João Machado, no bairro Alvorada. A DDZ atende a 956 alunos do maternal 3, de cinco creches municipais, 10 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e uma escola mista.


Prefeitura realiza Encontro de Estudos focado na pedagogia da escuta

11/08/2022 15h32

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 11/8, o encontro de estudos “Mini-histórias, numa perspectiva da pedagogia da escuta – documentação pedagógica – olhares, escuta e autoria docente”, para os profissionais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, no auditório da divisão, localizado na avenida Desembargador João Machado, no bairro Alvorada. A DDZ atende a 956 alunos do maternal 3, de cinco creches municipais, 10 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e uma escola mista.

A ação faz parte do projeto intitulado “Fortalecimento da Profissionalidade Docente – Documentação pedagógica: olhares, escuta e autoria docente”, que fomenta a autoria intelectual dos professores de crianças até 3 anos de idade. O objetivo é qualificar a autoria docente de forma que cada professor possa reconstruir uma nova noção de docência, de projetar e narrar o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, no cotidiano escolar.

Para a assessora pedagógica da Educação Infantil da divisão, Maria Angélica Tomás Alves, é fundamental o apoio pedagógico aos profissionais, que trabalham nas unidades de ensino.

“O nosso acompanhamento nesse processo todo é juntamente com as assessoras pedagógicas, onde elas acompanham in loco, fazendo as orientações para essas escolas específicas. Esse processo é a construção do relatório parecer, ou seja, é a escrita do desenvolvimento integral da criança. Nesse processo, nós temos como base o nosso currículo escolar municipal, que nos dá todo um suporte”, comentou a assessora.

A diretora da creche municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, Delle de Karem Marinho, participa do encontro desde 2020. Ela ressaltou a importância da temática para o trabalho pedagógico voltado às professoras da sua escola.

“Com certeza, essas informações vão agregar novos conhecimentos, onde vamos socializar com a nossa equipe da creche. Essas mini-histórias vão construir essa documentação pedagógica da criança. Quando chega no período de encontro de pais, as professoras não só expõem as fotos com a mini-histórias, na qual os pais possam ler e entender o minicontexto”, disse a diretora.

Projeto

Com um total de 24 creches municipais, sendo quatro conveniadas, além de 53 unidades de ensino, que atendem pouco mais de seis mil alunos do maternal, a assessora pedagógica da Gerência de Creches da Semed, Maria do Livramento Galvão, ressalta que é uma oportunidade para os educadores envolvidos diretamente na modalidade de ensino de aprender mais ainda sobre a temática.

“Durante os encontros deste mês, eles serão responsáveis por transferir essa metodologia para seus professores. De que forma? Vão ter momentos de estudos em setembro com seus professores para essa orientação de como vão ter uma autoria de dizer o que o bebê e a criança de 2 ou 3 anos estão fazendo no ambiente educativo, que são episódios de um contexto educativo da criança. As professoras vão fazer um relatório a ser comunicado aos pais”, completou Maria do Livramento.

Fonte: ASCOM/SEMCOM

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