A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 9/9, uma ação de conscientização e combate ao suicídio com servidores da secretaria, dando continuidade às atividades do “Setembro Amarelo”. Encabeçada pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), foram distribuídos os tradicionais laços amarelos, símbolos da campanha, doces e materiais gráficos contendo palavras de apoio aos profissionais.
A coordenadora do CRDM, Eliane Domingues, destacou a importância de trabalhar atividades de valorização à vida com os servidores da assistência social, enfatizando uma rotina de trabalho emocionalmente pesada.
“Nossos servidores possuem uma carga pesada de trabalho ao atender pessoas em situação de vulnerabilidade, famílias que passaram por calamidades, situações de violência, então é importante que todos estejam bem com a própria saúde mental, o que, consequentemente, também ajuda os atendimentos ao público a serem melhor realizados”, explicou Eliane.
“Precisamos fazer com que todos reflitam sobre o tema. O suicídio é um assunto que é permeado e atravessado por tabus, e por muito tempo a sociedade teve muita dificuldade em tratar dele, mas a campanha traz essa possibilidade de discutirmos esses tópicos abertamente e com mais pessoas”, ressaltou a psicóloga Isabela Ramos, ao abordar a importância da campanha que, segundo ela, é dever da sociedade civil ao longo de todo o ano.
Para a também psicóloga Bianca Dantas, servidora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, ações voltadas para os funcionários como a realizada são de grande valia, dado o contexto em que estão inseridos.
“Estamos nesse atendimento frontal todos os dias, então a gente acaba recebendo muita energia pesada, muitos casos de violência e pessoas com todo o tipo de sofrimento interno possível. Então, acho muito válido e muito importante que a secretaria esteja tendo esse olhar de cuidado também com os funcionários”, finalizou.
Fonte: R7.COM