A Prefeitura de Manaus participa da oficina de expansão do programa Conecte SUS, promovida pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), ligado ao Ministério da Saúde, que começou nesta terça, 3, e se estende até a próxima sexta-feira, 5/5. A abertura da programação, que acontece de forma híbrida (com atividades presenciais e on-line) foi realizada no auditório do hotel Holliday In, na zona Centro-Sul.
O titular Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, participou da abertura da oficina e ressaltou que o evento é uma oportunidade significativa para que gestores e equipes técnicas aprofundem seus conhecimentos e fortaleçam a plataforma do Conecte SUS, que reúne informações sobre a rede de saúde de todo o país.
Na ocasião, o secretário recebeu o Certificado de Reconhecimento 2022 conferido à Semsa Manaus pelo DataSUS, em nome do Ministério da Saúde, pelo apoio e contribuição à expansão do programa do Conecte SUS.
“Para o município, o certificado representa o reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito para qualificar, dia a dia, as ações desenvolvidas no setor Saúde, com conhecimento técnico e científico, controle, monitoramento, inovação e uso de novas tecnologias”, pontuou o secretário.
Djalma Coelho acrescentou que o evento está sendo importante para aprofundar o que gestores e técnicos já conhecem sobre o Conecte SUS. “Quando nos apropriamos dessas informações, nossos serviços são ofertados com mais qualidade e os usuários são beneficiados”, ressaltou.
A programação prossegue nesta quarta-feira, 4, de forma on-line, abordando temas relacionados ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS), Rede Nacional de Dados e Saúde (RNDS) e Índice de Maturidade Digital dos Estabelecimentos de Saúde (Imdes).
Investimento
A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, também participou da programação e explicou que as tecnologias permitem a melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do SUS e neste contexto a oficina é um investimento qualitativo na formação dos servidores de saúde do município.
Aldeniza acrescentou que a Semsa já usa o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS) em 100% de suas unidades, uma ferramenta que agrega novas informações que facilitam a tomada de decisões para ampliar a qualificação dos atendimentos na Atenção Primária.
“Com bons sistemas de informação de saúde, a gestão economiza tempo, recursos e proporciona mais qualidade aos atendimentos da população. Esse evento, com certeza, vai trazer mais robustez aos sistemas que já usamos. Temos aqui profissionais diretamente na Atenção Primária, na Tecnologia da Informação, no monitoramento de dados, médicos, enfermeiros. É uma equipe multiprofissional voltada para aprimorar seus conhecimentos com informações mais qualificadas”, observou.
O evento está sendo realizado com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Secretaria de Estado de Saúde de Amazonas (SES-AM), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).
Fonte: ASCOM/SEMCOM