Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Feira Folclórica no Centro Cultural Povos da Amazônia

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Feira Folclórica no Centro Cultural Povos da Amazônia

Com o objetivo de valorizar as matrizes culturais e econômicas que são passadas de geração em geração e suas diversidades, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), lançou, nesta quinta-feira, (11), a 1ª Feira Folclórica de Manaus, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na bola da Suframa, Distrito Industrial, na zona Sul.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a feira tem como objetivo valorizar as manifestações folclóricas, que vão dos costumes à gastronomia, além de ser um “esquenta” para o 65º Festival Folclórico do Amazonas (FFA).

“É com muita felicidade que Manaus ganha esse presente. Essa feira folclórica é o primeiro evento para treinamento dos grupos folclóricos, além de ser um ‘esquenta’ para o festival. Aqui temos um ambiente familiar, com praça de alimentação, com segurança, com parquinho. Em parceria com a Semtepi, temos um espaço para comercialização de artesanato. Temos, também, horário diferenciado para o transporte público, saindo daqui para a bola da Suframa para os terminais, então, só falta você vir curtir com a sua família”, ressaltou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

A programação conta, exclusivamente, com apresentações de danças típicas como quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, bois-bumbás, danças nacionais, internacionais e nordestinas, que estão se preparando para os festejos juninos de Manaus.

Movimentando o empreendedorismo e garantindo uma renda extra para os barraqueiros, a cozinheira Suelen Souza marca presença há 14 anos em eventos folclóricos na região. Ela é proprietária do “Delícias Tropicais” e comentou que uniu a paixão pela culinária amazônica com o amor pelas danças folclóricas.

“A minha expectativa é que o público venha e que tenhamos uma renda extra. Para nós, autônomos, que trabalhamos nesse ramo, o evento ajuda muito na nossa renda familiar”, disse a autônoma, Suelen Souza.

O artista plástico Diogo Pinheiro, 40 anos, é natural do município de Parintins e foi convidado para expor seus quadros na feira folclórica. Para ele, espaços que valorizam o artista local são imprescindíveis para o enaltecimento das artes plásticas regionais.

O sentimento é de gratidão pela oportunidade concedida para eu divulgar minha arte, que é a minha paixão. Quero agradecer à Prefeitura de Manaus por essa oportunidade e por estar levando um pouco de cultura às pessoas e ajudando os artistas envolvidos nesse grande projeto”, ressaltou o artista plástico, Diogo Pinheiro.

Curtindo o primeiro dia de evento, o analista de compras Nelkson Silva destacou que o ambiente, além de ter muitas comidas típicas, danças e artesanatos, é uma ótima programação para toda a família se divertir.

“Vim prestigiar esse evento que é do nosso Estado, que é cultura brasileira, e a festa junina está chegando. São três semanas de festival, sempre às quintas, sextas, sábados e domingos. Você pode vir prestigiar, trazer sua família. Domingo é Dia das Mães, aqui tem culinária do Pará, tem do Estado do Amazonas. O evento está muito bem organizado”, disse Nelkson Silva.

Leia também:

Para os interessados em prestigiar a feira folclórica, tem mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Manaus. A feira acontecerá sempre de quinta-feira a domingo, das 18h às 23h, no período de 11 a 28/5.

Matriz Integrada

A feira folclórica conta com o apoio das secretarias municipais que compõem a Matriz Integrada da Manauscult para a realização de eventos de porte médio e grande da Prefeitura de Manaus.

São elas: Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Casa Militar de Manaus, Defesa Civil de Manaus, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Procuradoria Geral do Município de Manaus (PGM), Comissão Geral de Licitação de Manaus (CGLM), Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Comitê de Gestão Estratégica Municipal (CGEM), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPM Energia), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Casa Civil e Cerimonial.


Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias