Realizada há 20 anos, a feira de artesanato é uma maneira de expor o trabalho das alunas, comercializar os produtos e mostrar para a pessoa idosa, que nunca é tarde para aprender alguma atividade, seja para passatempo ou até uma profissão.
Nesta edição, mil peças com valores a partir de R$ 5 serão colocadas à venda como itens para decoração natalina como guirlandas, papai noel e enfeites de árvore de natal; e produtos tradicionais como, jogos de banheiro e de cozinha, bijuterias, trabalhos com fuxico, capas para eletrodomésticos, fitas, crochê, pesos de porta, bolsas, toalhas bordadas e com pintura no tecido, também serão vendidos.
A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho, convida a todos para prestigiarem mais uma edição da feira de artesanato que tem entrada gratuita.
“Atividades como a feira, acaba abrindo muitas portas. Não é só a venda dos produtos em si, mas a valorização da pessoa idosa. Mostrando que sim, não tem idade para recomeçar, que você pode ser protagonista da sua história, que as artesãs não vendem somente itens, elas vendem afeto e histórias de superação. Participem, venham até o Parque do Idoso, comprar das mãos de quem os produziu”, explica Martha.
A professora da turma de artesanato do PMI, Rosângela Brasil, explica que sempre se emociona com a criatividade de suas alunas. “A turma de artesanato é muito especial, elas buscam conhecimento, novidades no mercado e, vejo em cada história, mulheres renovadas e felizes. Esse ano, produzimos uma quantidade de itens que jamais imaginávamos e muitas idosas, por meio da feira, começaram a querer empreender, para ajudar na sua renda. Não existe emoção maior”, relatou.
Criatividade é o que não falta por trás das peças produzidas, algumas alunas buscam reconhecimento e uma renda extra. É o caso de Tânia Souza, 72, aluna da turma de artesanato há 11 anos. Ela conta que com as peças produzidas, consegue gerar uma renda extra com a venda de produtos próximo a sua casa.
“Quando comecei, eu não sabia quase nada, foi aqui no Parque que aprendi a fazer artesanato. Hoje, vendo meus produtos próximo de casa também. Mudei de vida. Antes eu ficava em casa, não sabia nem costurar uma camisa. A edição de Natal gera em mim e nas minhas amigas, uma grande expectativa. Queremos mostrar ao público nossa arte e com o retorno, ajudar no aumento da nossa renda”, explica Tânia.
O Parque Municipal do Idoso disponibiliza três turmas do curso de Artesanato. As aulas acontecem em dois horários: segunda a quinta-feira pela manhã, das 8h às 10h30, e segunda e quarta-feira pela parte da tarde, das 13h às 15h. Cerca de 100 alunas participam das aulas de Artesanato.
Fonte: ASCOM/SEMCOM