A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, promoveu nesta terça-feira, 30/8, a Capacitação de Execução e Prestação de Contas do edital 004/2021, no auditório do Executivo municipal, no bairro Compensa, zona Oeste. As 63 instituições, aprovadas no último edital, foram convidadas e o evento contou com uma dinâmica laboral, apresentação dos gestores que irão acompanhar os projetos e entrega de certificados.
O presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro, destacou que uma das etapas do edital é a prestação de contas e, para que ocorra de maneira segura, a capacitação é necessária. “Existem muitas instituições que já sabem prestar contas com os órgãos públicos, mas dessa vez o edital do Fundo abrangeu muitas instituições pela primeira vez. A missão da gestão do prefeito David Almeida é apoiá-los nessa etapa”, afirmou.
Segundo o presidente, o objetivo da prestação de contas é assegurar a transparência e a responsabilidade, além de dar suporte às decisões, promover a defesa do patrimônio público e informar aos cidadãos que são usuários dos bens e serviços produzidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
“A importância dessa capacitação é trazer, para as instituições, a segurança de como executar o projeto e fazer a sua prestação de contas”, afirma a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Fabíola Ribeiro.
Para a coordenadora do Instituto Abílio Pontes, Tatiana Oliveira, o Fundo Manaus Solidária possui uma grande importância para a instituição. “O Fundo Manaus Solidária tem nos ajudado bastante com o grupo de idosos e trouxe incentivo e ajuda, através do fomento para dar qualidade de vida aos nossos usuários”, afirmou.
Ao final do evento, o presidente Emerson Castro entregou três manuais de prestação de conta para três instituições como ato simbólico, para auxiliá-los durante o processo.
Fonte: ASCOM/SEMCOM