O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira, (2), a quarta unidade do “Prato do Povo”, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste. O novo espaço, que servirá mil refeições por dia, integra as ações do programa “Manaus sem Fome”, lançado em dezembro do ano passado, e visa proporcionar alimentação saudável e acessível para a população.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Com a inauguração da quarta unidade, o programa “Prato do Povo” amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa, que é administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em diferentes regiões da cidade, facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.
Conforme a titular da Semasc, Dermi Rayol, novas unidades serão inauguradas. “Para a gente, é uma alegria muito grande estar aqui com o prefeito David Almeida, inaugurando mais um ‘Prato do Povo’. Aqui, nós estamos ampliando a disponibilidade de alimentação saudável para a população que mais precisa. Nosso planejamento é de inaugurar mais sete ‘Pratos do Povo’, estamos realizando as pesquisas dos locais que mais precisam, onde as pessoas estão com mais necessidade desse nosso serviço”, disse.
A dona de casa Monique Fernandes, moradora do bairro há mais de cinco anos, avalia como positiva a inauguração da nova estrutura. Segundo a moradora, a comunidade precisava desse espaço. “Agradecemos a prefeitura por essa inauguração. Vai ser um benefício muito importante para nós, porque a comunidade precisava de uma estrutura como essa, agora, as pessoas terão oportunidade para vir aqui, em um local próximo, e se alimentar”, afirmou a moradora.
Manaus conta com seis Cozinhas Comunitárias que fornecem 1,2 mil refeições gratuitas diariamente e dois restaurantes populares que fornecem 850 refeições, por dia, ao preço de R$ 1. No “Prato do Povo” Viver Melhor 1 são servidas, diariamente, 400 refeições a R$ 1, já nas unidades do Jorge Teixeira e do bairro Colônia Antônio Aleixo são servidas mil refeições por dia em cada, totalizando quase 100 mil refeições por mês, de forma gratuita.
‘Manaus sem Fome’
O programa “Manaus Sem Fome” foi lançado, em 2023, e visa garantir a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições por ano na capital, com ações que incluem a inauguração de novos espaços e o aumento no número de refeições servidas. A iniciativa conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Já o projeto “Prato do Povo”, lançado em outubro de 2021, já serviu mais de 280 mil refeições, atendendo a centenas de pessoas em situação de risco social. A inauguração de sua quarta unidade no município auxilia e amplifica a capacidade geral do serviço, garantindo o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação balanceada e gratuita.
O programa “Manaus Sem Fome” também prevê a inauguração de mais restaurantes populares e uma cozinha comunitária, visando combater a insegurança alimentar e nutricional na cidade. Com o programa, haverá um aumento de 445% na oferta de refeições.
Fonte: ASCOM/SEMASC
👉🏼 Siga o AmSemFronteira nas Redes Sociais
Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR