A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, nesta terça-feira, 9/6, a solenidade de pactuação do programa “Município Mais Seguro”, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) em parceria com o município de Manaus, voltada ao fortalecimento da segurança pública municipal e à valorização das Guardas Municipais como integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
A adesão ao programa ocorreu após a Guarda Municipal de Manaus (GMM) atender aos requisitos estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, garantindo ao município acesso a investimentos voltados à qualificação profissional, modernização operacional e fortalecimento das ações preventivas e comunitárias desenvolvidas pela corporação.
Entre os investimentos previstos estão a entrega de 300 unidades de kit-taser (arma de incapacitação neuromuscular) e 600 espargidores à Guarda Municipal de Manaus, além da ampliação das capacitações voltadas ao uso diferenciado da força, atuação comunitária e atendimento humanizado.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, destacou que a pactuação representa mais um avanço na estruturação da Guarda Municipal de Manaus.
“Esse é um importante reconhecimento do trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela Guarda Municipal de Manaus. A adesão ao programa garante novos investimentos, qualificação e equipamentos que irão fortalecer ainda mais a atuação preventiva e comunitária da corporação”, afirmou.
A comandante da Guarda Municipal de Manaus, Francilene Bezerra, ressaltou que a inclusão da instituição no programa demonstra o avanço técnico e operacional da corporação. “A Guarda Municipal de Manaus vem passando por um processo contínuo de fortalecimento e modernização. Atender aos critérios exigidos pela Senasp demonstra o comprometimento dos nossos servidores e o avanço da instituição na prestação de um serviço cada vez mais técnico e humanizado à população”, destacou.
O coordenador-geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade da Senasp, Leandro Arbogast da Cunha, enfatizou a importância da integração entre os municípios e o governo federal para a consolidação das políticas públicas de segurança.
“O programa ‘Município Mais Seguro’ busca fortalecer as Guardas Municipais em todo o país, promovendo capacitação, integração e investimentos que contribuam diretamente para uma segurança pública mais preventiva e próxima da população”, afirmou.
A iniciativa também contempla ações voltadas à saúde biopsicossocial dos profissionais de segurança pública, além da integração entre município, Estado e governo federal, fortalecendo a atuação técnica, preventiva e comunitária desenvolvida pela Guarda Municipal de Manaus.
— — —
Texto – Laís Fernandes/Semseg
Fotos – Antonio Pereira/Semseg
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCWaNG
Fonte: Prefeitura de Manaus





