Começou na tarde desta sexta-feira, 3/3, a temporada 2023 das exposições das Ocas Conhecimento Ambiental, realizadas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no mezanino do Shopping Manauara. O espaço é da Prefeitura de Manaus e administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
No local, são apresentados trabalhos de artistas locais voltados para sustentabilidade, arte e cultura. E neste início de ano, o tema escolhido foi água, pois no dia 22/3 é celebrado o Dia Mundial da Água.
A primeira exposição é uma parceria com a concessionária Águas de Manaus e vai apresentar as principais ações e projetos direcionados ao uso consciente da água e preservação dos recursos hídricos dos fotógrafos Ronaldo Borghi, Rafaella Moraes, Danny Gralha, Rômulo Trindade, Paula Moraes, Caroline Pimentel, Guilherme Coelho, com a curadoria de Cláudia Higuchi.
Leia também:
- Prefeitura de Manaus inicia atividades do projeto ‘Protetores do Amanhã’ com estudantes da rede municipal
- Prefeitura de Manaus promove oficina de empreendedorismo com materiais recicláveis
- Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da rede municipal de ensino
- Galeria do Largo completa 17 anos e anuncia exposições inéditas
- Prefeitura de Manaus abre cadastro para artesãos nesta quarta-feira, (23)
“Estamos realizando a abertura da temporada 2023 de exposições no Espaço da Cidadania Ambiental. Ao longo do ano, teremos nove exposições de instituições e artistas locais, sempre com a temática da sustentabilidade. E o nosso objetivo é que os estudantes da rede municipal e os visitantes do shopping entendam a importância da preservação dos recursos hídricos”, frisou a coordenadora geral do Ocas do Conhecimento da Semed, Érica Amorim.
De acordo com o gerente da Águas de Manaus, Semy Ferraz, é uma satisfação contribuir com o trabalho de conscientização ambiental da Ocas do Conhecimento e poder fazer uma ação conjunta com a educação.
“Para nós, participar desse projeto é uma satisfação. Primeiro pela responsabilidade que nós temos enquanto empresa. Depois, a gente sempre busca essas possibilidades de ter essa interação com a educação, de cumprir esse trabalho e de aproximar da juventude e as crianças, porque elas que vão transformar o planeta”, disse Semy.
O primeiro dia de exposição contou com a participação também de 15 alunos da Escola Municipal Adelaide Tavares. Quem estava responsável pelas crianças era a professora Carla Fontinele. Segundo a educadora, é importante que os pequenos tenham contato com estratégias de consciência ambiental como a exposição de fotografia. Ela frisou ainda que os alunos recebem lições ambientais em sala de aula.
“Foi muito importante a parte das fotos, dos painéis, pois ajudou os alunos a identificar, o que está limpo, o que está sujo, o que é céu, enfim. E a gente desenvolve esse trabalho do cuidado, não só da água, mas todo o cuidado com a natureza, com a nossa sala, com o ambiente que vivemos”, comentou a professora.
A exposição ficará aberta ao público, com entrada gratuita, até o dia 28/3, das 10h às 22h.
Fonte: ASCOM/SEMCOM