Pular para o conteúdo principal

Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeito Renato Junior vistoria avanço de obra de recuperação da estrutura do Mercado Adolpho Lisboa

Prefeito Renato Junior vistoria avanço de obra de recuperação da estrutura do Mercado Adolpho Lisboa
(Foto: Carlos Oliveira / Semcom)

prefeito de Manaus, Renato Junior, vistoriou, na noite desta quarta-feira, (12), as obras de recuperação do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro Histórico. Com recém-completados 143 anos, o prédio passa por intervenções que incluem recuperação de fissuras, substituição de calhas e vidraças, limpeza, retirada de vegetação, manutenção dos canteiros e impermeabilização do telhado com manta líquida, preservando as características históricas do patrimônio.

+ Leia mais notícias no Amazônia Sem Fronteira

“Um prédio com 143 anos, como é o caso do Mercado Adolpho Lisboa, sempre vai precisar de um olhar diferenciado, de um cuidado do poder público. Como prefeito de Manaus, não espero os problemas chegarem, acumularem e explodirem lá na frente. Estamos aproveitando o verão para recuperar pequenas fissuras que aparecem naturalmente com o passar do tempo”, afirmou o prefeito Renato Junior.

“Estamos restaurando a nossa história não com pintura apenas, mas com recuperação de fissuras, com a impermeabilização do telhado através de manta líquida, que é algo mais moderno, tudo autorizado pelo Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], respeitando realmente a nossa história. Um equipamento como esse, que durou 143 anos, a gente precisa cuidar para que dure mais 143 anos”, complementou o prefeito Renato Junior.

Conforme o prefeito, a intervenção busca preservar um dos principais símbolos históricos e culturais de Manaus, sem se limitar à recuperação estética do imóvel. “Às vezes, não é o tamanho da obra, mas o que ela significa para o povo de Manaus. E o Mercado Adolpho Lisboa significa muito pra gente. Aqui tem um pouco de interior do Amazonas, tem um pouco de Manaus e tem um pouco dos ingleses também, tem um pouco dos europeus”, afirmou.

Durante a vistoria, o prefeito esteve acompanhado de engenheiros responsáveis pela intervenção e do secretário municipal de Feiras e Mercados (Semacc), Moisés Cunha. A Semacc conduz as ações de recuperação do espaço, que também contemplam áreas do entorno do mercado.

“A gente começou com toda a calçada do entorno do mercado, aí recuperamos também um monumento histórico que tem lá fora. Nós recuperamos os canteiros em torno das árvores, plantamos algumas árvores que estavam faltando ali e a gente está agora substituindo as vidraças quebradas. Vamos fazer um trabalho de limpeza em todas essas vidraças, estamos retirando a vegetação que também estava nascendo do prédio e agora estamos recuperando as fissuras todinhas, trazendo segurança, pintando também com todos os detalhes”, explicou o secretário Moisés.

O secretário Moisés também destacou as próximas etapas da obra. “Estamos trocando calhas e também colocando uma manta líquida no telhado e, depois, recuperando a pintura original desse telhado para ficar tudo perfeito”, acrescentou.

Conforme o secretário da Semacc, comerciantes do mercado têm manifestado satisfação com a intervenção. “Os comerciantes do mercado têm falado muito, muito satisfeitos com a gestão do prefeito Renato Junior, que teve esse olhar sensível para cá, porque quanto mais cuidado o mercado está, mais turistas vêm visitar e então gera mais renda para eles”, afirmou.

O Mercado Adolpho Lisboa é um dos principais patrimônios arquitetônicos de Manaus e integra o conjunto histórico do Centro. A estrutura metálica do mercado é associada à arquitetura europeia do século XIX.

Durante a vistoria, o prefeito Renato também ressaltou a relação histórica do mercado com a capital e a necessidade de preservar o patrimônio para as próximas gerações. “Como prefeito de Manaus, filho da terra, raiz que sou, eu respeito tudo que é da nossa terra e, sobretudo, do Centro de Manaus”, concluiu.

 

>> Siga o AmSemFronteira no Youtube 
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play 

Mais Notícias